Quem é John Ternus, o possível sucessor de Tim Cook como CEO da Apple?
Com os rumores recentes sobre a possível saída de Tim Cook do cargo de CEO da Apple, o nome de John Ternus, vice-presidente sênior de Engenharia de Hardware, tem sido apontado como o principal candidato à sucessão. De acordo com o jornal Financial Times e o jornalista Mark Gurman, da Bloomberg, Ternus é o favorito para assumir o cargo.
John Ternus, de 50 anos, responde diretamente a Tim Cook e comanda todas as equipes de engenharia de hardware responsáveis pelos principais produtos da empresa, incluindo iPhone, iPad, Mac e AirPods. Ele ganhou visibilidade nos últimos anos e se tornou um “rosto conhecido” nos eventos da Apple, apresentando produtos cruciais como a transição para o Apple Silicon e o novo iPhone Air.
Caminho para a sucessão
Ternus ingressou na equipe de Design de Produto da Apple em 2001 e, desde então, não saiu da empresa. Em 2013, assumiu o cargo de vice-presidente de Engenharia de Hardware, supervisionando o desenvolvimento de hardware para todas as gerações e modelos do iPad, das linhas mais recentes do iPhone e dos AirPods. Ele também teve um papel fundamental no sucesso da transição dos computadores Mac para os chips próprios da Apple, o Apple Silicon.
A promoção para vice-presidente sênior ocorreu em 2021, consolidando seu papel na equipe executiva e se aproximando do alto escalão. Além disso, as equipes de relações públicas da Big Tech “colocaram os holofotes” em Ternus, sinalizando uma preparação midiática para a transição de poder.
Perfil de John Ternus
Antes de se tornar o candidato favorito à CEO da Apple, Ternus se formou em engenharia mecânica pela Universidade da Pensilvânia em 1997. Ele também era nadador e participava de competições. Após se formar, seu primeiro emprego foi na Virtual Research Systems, empresa que trabalhava com headsets de realidade virtual nos anos 1990.
Caso assuma o cargo em 2026, Ternus se tornará CEO aos 50 anos, mesma idade de Tim Cook quando ascendeu ao posto em 2011. A nomeação de Ternus seria uma aposta da Apple em mostrar para o mercado uma liderança mais jovem e com mais futuro na companhia.
- John Ternus é o principal candidato à sucessão de Tim Cook como CEO da Apple.
- Ele tem mais de 20 anos de experiência na Apple, tendo ingressado na equipe de Design de Produto em 2001.
- Ternus comanda as equipes de engenharia de hardware responsáveis pelos principais produtos da empresa.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link