Testamos o novo scanner do WhatsApp para criar e enviar PDFs; confira
O WhatsApp agora conta com um recurso nativo para escanear documentos, criar e enviar PDFs. Disponível no aplicativo móvel para Android e iPhone (iOS), a função permite que usuários digitalizem e enviem arquivos diretamente na conversa — sem precisar sair do app e recorrer a softwares de terceiros.
Como funciona o recurso de digitalização?
O recurso de digitalização do WhatsApp está disponível dentro do menu de envio de arquivos no chat, acessado pelo ícone de clipe de papel na conversa. Ao tocar em “Documento”, o usuário verá a opção “Escanear Documento”. Ao selecioná-la, a câmera do celular é ativada em um modo específico para escanear documentos.
A partir daí, o aplicativo detecta automaticamente as bordas do papel e ajusta o enquadramento. Após a captura, é possível aplicar filtros como preto e branco ou aumentar o contraste para melhorar a legibilidade. Além disso, o documento digitalizado pode ser salvo como PDF e enviado diretamente na conversa.
Teste do recurso
O uso do recurso é intuitivo. Ao selecionar a opção de digitalização no menu “Documento” do WhatsApp, o usuário pode optar entre dois modos de captura: o automático, que detecta o enquadramento correto e registra a imagem quando o aparelho está estável; ou o manual, que permite tirar a foto no momento desejado.
Após a captura, o aplicativo oferece ferramentas simples de edição. É possível aplicar filtros como preto e branco, escala de cinza ou manter o formato original. Também há opções para girar e cortar a imagem.
Vale a pena ou é melhor usar outro app? Comparamos
O recurso de digitalização do mensageiro da Meta tem dois fortes concorrentes no mercado, que são o Adobe Scan e o Google Drive. O recurso do WhatsApp é útil para quem precisa digitalizar e enviar documentos de forma rápida e direta, sem sair do app.
No entanto, se a demanda exige digitalizações com qualidade profissional, organização de arquivos, ou busca por textos em PDFs, o Adobe Scan é o mais recomendado. Já o Drive assume uma posição intermediária entre o um e outro, com digitalização simples e armazenamento automático na nuvem, além da integração com os serviços do Google.
- O recurso do WhatsApp é útil para quem precisa digitalizar e enviar documentos de forma rápida e direta.
- O Adobe Scan é recomendado para digitalizações com qualidade profissional, organização de arquivos, ou busca por textos em PDFs.
- O Google Drive assume uma posição intermediária entre o um e outro, com digitalização simples e armazenamento automático na nuvem.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link