bukib
0 bukibs
Madison, Wisconsin
Hora local: 21:31
Temperatura: 4.1°C
Probabilidade de chuva: 0%

Descoberto no Brasil ancestral do crocodilo que se parecia com dinossauro

Descoberto no Brasil: Ancestral do Crocodilo que se Parecia com Dinossauro

Uma equipe de pesquisadores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) fez uma descoberta significativa que ajuda a esclarecer o período que precedeu o surgimento dos dinossauros. Em maio deste ano, eles encontraram um esqueleto parcial de um réptil que viveu há 240 milhões de anos, nomeado Tainrakuasuchus bellator.

Este réptil integrava o grupo dos principais predadores do Período Triássico e era um animal carnívoro que pertencia ao grupo Pseudosuchia, que reúne animais precursores dos crocodilos e jacarés modernos. O Tainrakuasuchus bellator era um predador de 2,4 m de comprimento e 60 kg, com uma estrutura de pélvis diferente da dos dinossauros.

Características e Habitat

Os fósseis foram encontrados no município de Dona Francisca, no Rio Grande do Sul, e incluem partes da mandíbula inferior, da coluna vertebral e da cintura pélvica do réptil. O Tainrakuasuchus bellator era um predador ativo, com ataques velozes e precisos, e caçava com agilidade, apesar de não ser o maior caçador de sua época.

Os pesquisadores acreditam que o réptil teria vivido em uma região que fazia fronteira com um vasto deserto árido, o mesmo cenário onde surgiram os primeiros dinossauros. A descoberta do fóssil também é uma evidência da antiga ligação existente entre a costa do Brasil e a costa do continente africano.

Importância da Descoberta

A descoberta do Tainrakuasuchus bellator é extremamente rara e representa a complexidade do ecossistema da época. Ela também demonstra que, no que hoje é o sul do Brasil, os répteis já haviam formado comunidades diversas, adaptadas a várias estratégias de sobrevivência.

  • A descoberta ajuda a esclarecer o período que precedeu o surgimento dos dinossauros.
  • O Tainrakuasuchus bellator é um exemplo de um réptil precursor dos crocodilos e jacarés modernos.
  • A descoberta demonstra a ligação entre a costa do Brasil e a costa do continente africano durante o Período Triássico.

A equipe de pesquisadores está animada para continuar estudando o Tainrakuasuchus bellator e aprender mais sobre a história evolutiva e ecológica das faunas e das floras do Brasil e da África.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link