bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 14:28
Temperatura: °C
Probabilidade de chuva: %

Qual é a pegada ambiental de conferências do clima?

Qual é a pegada ambiental de conferências do clima?

Conferências globais sobre o clima, como a COP30 em Belém, reúnem milhares de pessoas para discutir metas de redução de emissões de gases do efeito estufa. No entanto, é importante considerar o próprio impacto ambiental desses eventos.

Um estudo publicado na revista científica Magnetic Resonance avaliou a pegada de carbono de viagens para conferências na área de ressonância magnética nuclear (RMN). Os resultados mostraram que participar de uma conferência EUROMAR gera, em média, mais de uma tonelada de dióxido de carbono.

Os pesquisadores analisaram dados de viagem de participantes de dez conferências internacionais sobre RMN e descobriram que as viagens para conferências representam uma parte substancial da pegada climática total de um pesquisador em ressonância magnética. Além disso, as viagens intercontinentais podem gerar até 5 toneladas de dióxido de carbono.

Medidas para reduzir a pegada ambiental

Os autores do estudo sugerem que escolhas estratégicas dos locais de encontro e a possibilidade de realizar conferências descentralizadas podem influenciar na liberação de gases de efeito estufa. Além disso, o transporte utilizado tem um papel importante nos níveis de emissão.

Uma comparação de pegadas ambientais entre viagens de trem e de avião mostrou que, embora as emissões de infraestrutura associadas a uma viagem de trem sejam cerca de três vezes maiores do que a pegada de carbono de operar o trem em si, viajar de trem ainda economiza, em média, 85% das emissões de CO₂ em comparação com o mesmo trajeto feito de avião.

Os dados obtidos na pesquisa podem servir de base para decisões sobre futuras conferências para além da área de RMN, assim como auxiliar a decisão de indivíduos sobre suas participações nessas reuniões.

  • As conferências globais sobre o clima têm um impacto ambiental significativo.
  • As viagens para conferências representam uma parte substancial da pegada climática total de um pesquisador.
  • Escolhas estratégicas dos locais de encontro e a possibilidade de realizar conferências descentralizadas podem reduzir a pegada ambiental.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link