Acompanhamento de Pacientes em UTIs: Uma Iniciativa Inovadora
O tempo excessivo de permanência em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) pode ter consequências negativas, aumentando o risco de infecções e outras intercorrências, além de elevar custos hospitalares. No entanto, uma iniciativa pioneira no País está mudando esse cenário, reunindo médicos e técnicos para monitorar pacientes de forma contínua e garantir que o tempo de internação seja o ideal para cada caso.
Entre janeiro e setembro, o programa acompanhou 1.285 pessoas e gerou economia mensal próxima de R$ 1 milhão. Isso é possível graças à atuação conjunta de médicos e técnicos da Maida Health, que trabalham ao lado de profissionais dos hospitais dentro de protocolos pré-definidos.
Benefícios do Acompanhamento de Pacientes
- Redução de eventos adversos, como infecções e delirium;
- Melhoria no fluxo de internações e recuperação mais rápida no pós-UTI;
- Melhor gestão hospitalar e ampliação do acesso da população aos serviços de alta complexidade.
Além disso, a iniciativa promove a segurança e a integralidade do cuidado, permitindo que pacientes graves tenham acesso mais rápido à UTI e otimizando recursos públicos. A Maida Health, uma healthtech com mais de 20 anos de experiência em gestão para planos e sistemas de saúde, é a responsável por essa iniciativa.
A empresa combina Inteligência Artificial, reconhecimento facial e digital, além de teleconsulta inteligente, para oferecer soluções inovadoras para o setor de saúde. Com equipe especializada em regulação, auditoria e contas médicas, a Maida Health aplica IA em toda a jornada da saúde e integra o Ecossistema MV, multinacional que há mais de 38 anos desenvolve tecnologias para a transformação digital do setor.
Essa iniciativa é um exemplo de como a tecnologia e a inovação podem melhorar a gestão de recursos hospitalares e a qualidade do cuidado aos pacientes. Com a economia gerada, é possível investir em melhorias nos serviços de saúde, beneficiando toda a população.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link