bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 05:16
Temperatura: 1°C
Probabilidade de chuva: 0%

Continente americano perde certificação de eliminação do sarampo

Continente Americano Perde Certificação de Eliminação do Sarampo

O continente americano perdeu o status de região livre de transmissão endêmica do sarampo, de acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). A decisão foi tomada após a constatação de que o vírus do sarampo tem circulado de forma sustentada no Canadá há 12 meses, configurando a transmissão endêmica da doença.

A perda do certificado é reversível, segundo o diretor da Opas, Jarbas Barbosa. Ele ressalta que a região continuará enfrentando o risco de reintrodução e disseminação do vírus entre populações não vacinadas ou subvacinadas, enquanto o sarampo não for eliminado em nível mundial.

Situação Atual do Sarampo nas Américas

Até 7 de novembro de 2025, foram notificados 12.596 casos confirmados de sarampo em dez países, incluindo o Brasil. No entanto, 95% dos casos se concentram no Canadá, México e Estados Unidos. O total de casos é 30 vezes maior do que o registrado em 2024, e a doença causou a morte de 28 pessoas.

Sete países estão com surtos ativos: Canadá, México, Estados Unidos, Bolívia, Brasil, Paraguai e Belize. A maioria desses surtos foi desencadeada por casos importados.

  • 89% dos infectados não foram vacinados ou tinham situação vacinal desconhecida.
  • Crianças com menos de 1 ano de idade são as mais afetadas e também as mais propensas a desenvolver complicações pela doença.

Situação no Brasil

O Brasil ainda mantém o certificado de país livre do sarampo, reconquistado em novembro do ano passado. Foram confirmados 34 casos em 2025, sendo um no Distrito Federal, dois no Rio de Janeiro, um em São Paulo, um no Rio Grande do Sul, 25 em Tocantins, um no Maranhão e três no Mato Grosso.

A situação mais grave ocorreu na cidade de Campos Lindos (TO), com origem em quatro pessoas infectadas durante viagem à Bolívia. Elas transmitiram o vírus para outros 18 moradores da comunidade, que tem histórico de resistência à vacinação.

A vacina contra o sarampo está disponível no Sistema Único de Saúde e faz parte do calendário básico de vacinação infantil. A primeira dose deve ser tomada aos 12 meses de idade, e a segunda dose é aplicada aos 15 meses.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link