Atividade Física por Prazer: Um Novo Paradigma para as Classes A e B
Um estudo recente realizado pela farmacêutica Apsen em parceria com o Instituto Locomotiva revelou que os brasileiros das classes A e B não praticam atividade física apenas para perder peso ou por estética, mas sim por prazer e para melhorar a saúde. A pesquisa, intitulada “Adequa Brasil: reflexões da atividade física em nosso país”, entrevistou 600 pessoas entre 18 e 50+ anos e mostrou que apenas 7% dos voluntários relataram ter como objetivos o controle de peso ou a estética.
A maioria dos entrevistados (93%) tinha como foco outros fatores, como bem-estar (27%), melhora da saúde geral (36%) e se preparar para o envelhecimento (12%). Além disso, 71% dos entrevistados fazem algum tipo de atividade física e 65% enxergam o exercício físico mais como uma atividade de prazer do que como uma obrigação. Isso sugere que as pessoas estão buscando uma abordagem mais holística para a saúde e o bem-estar.
Hábitos e Modalidades Mais Comuns
A caminhada foi o tipo de exercício mais comum entre os respondentes (74%), especialmente entre mulheres e pessoas acima dos 50 anos. Em segundo lugar, ficou a musculação (55%), que tinha mais adeptos entre homens e jovens. Já em terceiro lugar estava a corrida (37%).
Na escolha do exercício, 31% dos entrevistados priorizam o prazer e o bem-estar. Entre os hábitos de saúde mais adotados na rotina dos participantes, estava em 1º lugar a ingestão de água com frequência (83%), seguida por dormir bem (75%) e a alimentação saudável (73%).
Suplementação e Informação
O uso de vitaminas e suplementos alimentares está presente na vida de boa parte dos voluntários: 60% afirmam consumir sempre, 34% de vez em quando e metade começou a usar para aumentar energia e disposição. A preferência da maioria (80%) são produtos naturais.
A maior parte dos indivíduos (81%) afirma buscar informações com frequência sobre suplementação, embora 1 em cada 4 costume usar sempre a mesma marca de suplementos. Mais da metade (60%) disse se sentir bem informados sobre as vantagens de consumir vitaminas e suplementos.
Os resultados do estudo mostram que as pessoas estão mais atentas à sua saúde e bem-estar, buscando uma abordagem mais integral para a vida. Isso é um sinal positivo para a sociedade, pois indica que as pessoas estão mais conscientes da importância da atividade física e da suplementação para uma vida saudável.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link