Alerta sobre Deepfakes de IA que Imitam Warren Buffett
A Berkshire Hathaway, empresa liderada por Warren Buffett, emitiu um alerta sobre vídeos que utilizam imagens geradas por inteligência artificial (IA) para imitar o presidente-executivo. Esses vídeos, que circulam no YouTube, apresentam comentários que Buffett nunca fez, e a empresa destaca a importância de identificar essas falsificações.
Warren Buffett, conhecido como o “Oráculo de Omaha”, é um investidor de 95 anos reconhecido por seus instintos de mercado. No entanto, ele tem se tornado um alvo frequente de imitadores de IA, que utilizam recursos visuais para criar vídeos realistas. Embora os vídeos possam parecer autênticos, a Berkshire Hathaway afirma que o áudio geralmente apresenta um discurso plano e genérico com uma voz que claramente não é de Buffett.
Um exemplo desses vídeos é “Warren Buffett: The #1 Investment Tip For Everyone Over 50 (MUST WATCH)”, no qual uma voz personificada oferece conselhos sobre investimentos. A Berkshire Hathaway alerta que pessoas menos familiarizadas com Buffett podem acreditar que esses vídeos são reais e ser enganadas pelo conteúdo.
- Os deepfakes de IA estão se tornando cada vez mais realistas e difíceis de identificar.
- A tecnologia de voz orientada por IA facilita a produção de falsificações realistas de figuras públicas.
- Esses tipos de vídeos fraudulentos podem ter consequências negativas, especialmente para pessoas que confiam em figuras públicas como Warren Buffett.
O aumento da tecnologia deepfake e das ferramentas de voz orientadas por IA tem facilitado a produção de falsificações realistas de figuras públicas. Em maio, a polícia federal dos EUA informou que agentes mal-intencionados usaram chamadas de voz e mensagens de texto geradas por IA para se passarem por autoridades dos EUA.
Warren Buffett já havia reclamado de pessoas que se passavam por ele, inclusive por meio de imitações cada vez mais convincentes feitas com ferramentas de IA. Em outubro de 2024, ele alertou sobre “alegações fraudulentas” de que ele havia endossado candidatos políticos e produtos de investimento.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link