bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 03:32
Temperatura: 4.3°C
Probabilidade de chuva: 0%

Nave chinesa captura imagens integrantes do misterioso 3I/ATLAS

Descoberta Espacial: Nave Chinesa Captura Imagens do Cometa Interestelar 3I/ATLAS

A sonda espacial chinesa Tianwen-1, que orbita o planeta Marte, realizou um registro fascinante do cometa interestelar 3I/ATLAS, um objeto raro que visita nosso sistema solar. As imagens divulgadas pela Administração Espacial Nacional da China (CNSA) mostram o cometa se movendo a uma velocidade estimada de 58 quilômetros por segundo.

Os objetos interestelares são corpos que vêm de fora do nosso sistema solar e são extremamente raros. O 3I/ATLAS é apenas o terceiro a ser descoberto, após o 1I/ʻOumuamua e o 2I/Borisov. A detecção desse cometa foi realizada em julho deste ano por astrônomos do projeto Asteroid Terrestrial-impact Last Alert System (ATLAS), localizado no Chile.

O que é o 3I/ATLAS?

O 3I/ATLAS é um cometa interestelar que veio de fora do nosso sistema solar. Sua órbita hiperbólica indica que ele não segue uma trajetória fechada ao redor do Sol. Embora tenham surgido teorias sobre visitantes misteriosos e naves alienígenas, o 3I/ATLAS foi identificado como um cometa interestelar.

Essa descoberta é importante porque o cometa pode ajudar astrônomos a descobrir de onde ele surgiu e os efeitos do meio interestelar em objetos celestes como os cometas. Além disso, as imagens capturadas pela Tianwen-1 são consideradas um feito impressionante, pois a sonda foi projetada para fotografar a superfície do planeta Marte, e não para registrar objetos distantes e fracos.

  • O cometa interestelar 3I/ATLAS é o terceiro a ser descoberto.
  • Sua órbita hiperbólica indica que ele veio de fora do nosso sistema solar.
  • As imagens capturadas pela Tianwen-1 mostram o núcleo do cometa e sua coma.

A presença de uma anticauda, um raro raio de luz que aponta na direção oposta ao seu rastro no céu, é um dos elementos que podem ser observados nas imagens da sonda chinesa. A captura dessas imagens é um exemplo de como a colaboração entre equipes de cientistas e a tecnologia avançada podem levar a descobertas importantes no campo da astronomia.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link