Agência Espacial Europeia Desenvolve Projeto de Alimentação com Pó de Bactéria para Astronautas
A Agência Espacial Europeia (ESA) está trabalhando em um projeto inovador para alimentar astronautas em missões espaciais de longa duração. O projeto HOBI-WAN visa desenvolver um recurso que permitirá melhorar a autonomia, a resiliência e o bem-estar dos astronautas nos voos espaciais tripulados.
O objetivo é criar um sistema de alimentação que não dependa de abastecimento da Terra, permitindo que os astronautas sobrevivam em futuras missões à Lua ou a Marte. O projeto envolve a criação de um pó rico em proteínas, produzido a partir de micro-organismos naturais, que possa ser consumido em condições de microgravidade.
- A primeira fase do projeto terá duração de oito meses e desenvolverá uma versão terrestre do projeto de comidas em pó para missões espaciais.
- As comidas em pó serão formuladas com o apoio da empresa finlandesa Solar Foods, responsável pela produção do Solein, pó rico em proteínas.
- A segunda fase do projeto será dedicada à fabricação, teste e lançamento da substância para voos espaciais.
Produzir um pó nutritivo e adequado para todos os tipos de dieta não é tarefa simples, especialmente quando se trata de astronautas. O desafio aumenta quando o produto é destinado a ser consumido em microgravidade, onde a tecnologia precisa ser adaptada para operar de forma confiável.
A tecnologia da Solar Foods precisou ser adaptada a um sistema compacto e autônomo que fosse capaz de operar no espaço. A produção do pó envolve várias etapas, incluindo a fermentação de micro-organismos naturais com hidrogênio, oxigênio e gás carbônico gasosos.
Desafios e Perspectivas
Além de buscar consumir alimentos sustentáveis e energéticos em longas missões, um dos maiores desafios na exploração espacial humana é a órbita terrestre baixa. O projeto HOBI-WAN visa superar esses desafios e criar um sistema de alimentação que permita aos astronautas sobreviver em condições extremas.
O sucesso do projeto pode ter implicações significativas para a exploração espacial humana, permitindo que os astronautas realizem missões mais longas e complexas sem a necessidade de abastecimento da Terra.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link