bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 23:28
Temperatura: 6°C
Probabilidade de chuva: 0%

Estes morcegos brilham sob luz ultravioleta, descobre estudo

Descoberta de Morcegos Fluorescentes

Um estudo recente realizado pela Universidade de Geórgia, nos Estados Unidos, revelou que seis espécies de morcegos norte-americanos emitem um brilho verde quando expostos à luz ultravioleta (UV). Essa descoberta é surpreendente, pois os morcegos não são comumente associados à fluorescência.

Os cientistas examinaram 60 exemplares de morcegos do Museu de História Natural da Geórgia e observaram a ocorrência de fotoluminescência verde nas asas, membros inferiores e uropatágio (membrana que liga as patas traseiras e a cauda dos morcegos) das seguintes espécies:

  • Morcego-marrom-grande (Eptesicus fuscus)
  • Morcego-vermelho-oriental (Lasiurus borealis)
  • Morcego-seminole (Lasiurus seminolus)
  • Morcego-cinzento (Myotis grisescens)
  • Southern myotis (Myotis austroriparius)
  • Morcego-de-cauda-livre-brasileiro (Tadarida brasiliensis)

As análises espectrais revelaram um pico de emissão consistente entre 520 e 552 nm, correspondente à cor verde observada. No entanto, os cientistas ainda não sabem o motivo para a fotoluminescência. Eles sugerem que se trata de uma característica herdada geneticamente, e não algo relacionado ao ambiente em que os morcegos vivem.

A cor ser a mesma em machos e fêmeas descartou a possibilidade do brilho ser um mecanismo de reconhecimento sexual das espécies. Além disso, muitos morcegos conseguem enxergar os comprimentos de onda emitidos pela fotoluminescência, o que colabora para a teoria de que ela possa ser uma característica de um ancestral comum usada para a comunicação.

Essa particularidade dos morcegos, mesmo agora podendo ser apenas um resquício evolutivo, pode ser importante para entender as adaptações dos morcegos no passado e como elas se adequam a novas condições ambientais. Além disso, a descoberta pode inspirar novas pesquisas sobre a biologia e o comportamento desses animais fascinantes.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link