RM, do BTS, Faz Discurso em Evento na Coreia do Sul
Na última quarta-feira, RM, líder do grupo BTS, tornou-se o primeiro artista de K-pop a proferir um discurso de abertura na Cúpula de CEOs da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC). Durante seu discurso, RM destacou o poder do K-pop em ultrapassar fronteiras e conectar pessoas por meio de emoções compartilhadas.
Ele comparou a música K-pop ao bibimbap, um prato coreano tradicional, afirmando que assim como o bibimbap mistura diferentes ingredientes para criar algo novo e delicioso, o K-pop combina elementos da música ocidental, como hip-hop, R&B e EDM, com a estética e as emoções únicas da Coreia. RM descreveu o K-pop como um “pacote completo de 360 graus de música, dança, performance, narrativa, visuais e até mídias sociais”, enfatizando que seu sucesso se deve ao respeito à diversidade e à acolhida de outras culturas, mantendo sua identidade coreana.
RM também relembrou as dificuldades iniciais do BTS, há 10 anos, quando tentar conseguir espaço na mídia convencional para música estrangeira no mundo anglófono era visto como um “experimento”. No entanto, ele atribuiu o mérito à base de fãs do grupo, conhecida como ARMY, por quebrar essas barreiras e dar voz ao grupo em plataformas como o Billboard Music Awards, o Grammy, as Nações Unidas e a Casa Branca.
- RM chamou o fandom de “uma nova comunidade moldada pelo puro poder da solidariedade cultural e da tolerância”, dizendo que continua a inspirá-lo.
- A cultura é como um rio, que flui livremente e às vezes se une em harmonia para criar algo novo.
- A cultura e as artes são uma força poderosa que toca os corações e são as mensageiras mais rápidas que disseminam a diversidade.
Além disso, RM comentou sobre o aguardado retorno do BTS com um novo álbum no próximo ano. Ele afirmou que o grupo está se preparando para o álbum e pediu aos fãs que aguardem até o final de março. Com a conclusão do serviço militar obrigatório de todos os membros na Coreia do Sul, o BTS anunciou que retomaria as atividades em 2026.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link
 
				