Caso de Artista Russa Acusada de Desacreditar Exército
A musicista de rua russa Diana Loginova, de 18 anos, foi considerada culpada de “desacreditar” o Exército russo por tocar músicas anti-Kremlin em público. Ela foi multada em 30.000 rublos (US$369) pelo tribunal de São Petersburgo.
Loginova, que se apresenta sob o nome de Naoko com sua banda Stoptime, foi presa em 15 de outubro após sua apresentação da canção “Swan Lake Cooperative”, do rapper russo exilado Noize MC, viralizar nas redes sociais russas. A música é uma crítica aberta ao Kremlin e foi proibida na Rússia em maio.
Além de Loginova, dois de seus companheiros de banda também cumpriram penas curtas de prisão por organizar uma reunião não planejada que bloqueou o acesso público ao metrô. Após a conclusão da sentença, autoridades acusaram Loginova de um delito administrativo adicional por tocar outra música, chamada “You are a soldier”, que também é considerada anti-Kremlin.
A artista que compôs “You are a soldier”, Monetochka, vive no exterior e foi colocada na lista de procurados da Rússia no ano passado. Ela também foi rotulada como “agente estrangeira” pelo governo russo.
O caso de Loginova é um exemplo da crescente repressão ao dissenso na Rússia. Outro jovem músico de rua, Yevgeny Mikhailov, foi preso por 14 dias na cidade de Yekaterinburg após tocar músicas do Noize MC e de outros artistas anti-Kremlin em apoio a Loginova e seus companheiros de banda.
- Loginova foi multada em 30.000 rublos (US$369) pelo tribunal de São Petersburgo.
- Ela foi considerada culpada de “desacreditar” o Exército russo por tocar músicas anti-Kremlin em público.
- A música “Swan Lake Cooperative” do Noize MC é uma crítica aberta ao Kremlin e foi proibida na Rússia em maio.
O caso de Loginova e outros músicos de rua que foram presos por tocar músicas anti-Kremlin é um exemplo da importância da liberdade de expressão e da necessidade de proteger os direitos dos artistas e dos cidadãos em geral.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link