bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 07:23
Temperatura: 1.1°C
Probabilidade de chuva: 0%

Quantos anos você realmente tem? Método usa sangue para diferenciar idade biológica e cronológica

Quantos anos você realmente tem?

A idade biológica e a cronológica de uma pessoa podem ser diferentes, e um novo estudo da Universidade Edith Cowan, na Austrália, criou uma metodologia para quantificar essa diferença. A análise do sangue pode revelar essas diferenças, e os pesquisadores desenvolveram um modelo tecnológico chamado gtAge que pode identificar o envelhecimento com 85% de precisão.

Os pesquisadores analisaram como o conjunto de açúcares denominado N-glicoma se liga a moléculas de anticorpos IgG, que podem influenciar como o anticorpo funciona, e sua estrutura muda com o envelhecimento. Além disso, eles observaram o processo de transcriptoma, no qual os genes estão sendo ativados nas células sanguíneas. Os dados dos dois processos foram combinados através de uma técnica de inteligência artificial (IA) chamada Deep Reinforcement Learning.

O estudo envolveu testes do gtAge em 302 adultos do Busselton Healthy Ageing Study, na Austrália. Os pesquisadores compararam a idade real da pessoa em anos com a idade estimada pelo modelo gtAge e encontraram que a diferença, chamada de idade delta, estava relacionada com alguns marcadores de saúde, como níveis de colesterol e de glicose no sangue.

Resultados e implicações

Os resultados do estudo mostram que o gtAge pode ser uma ferramenta útil para analisar o envelhecimento da população australiana. A idade biológica pode ser influenciada por fatores genéticos, de estilo de vida, nutricionais, relacionados a doenças e de saúde geral. Medir a idade biológica e não apenas olhar a data de nascimento de alguém pode ser muito útil para entender melhor sua saúde.

  • O gtAge pode ajudar a identificar pessoas em risco de doenças relacionadas à idade mais precocemente.
  • A inteligência artificial teve um papel importante para a obtenção de resultados precisos.
  • O estudo sugere que mudar o estilo de vida pode ajudar a prevenir alguns dos danos que o corpo pode ter sofrido.

Em resumo, o estudo mostra que a análise do sangue pode revelar diferenças entre a idade biológica e a cronológica de uma pessoa, e o modelo gtAge pode ser uma ferramenta útil para analisar o envelhecimento. A idade biológica pode ser influenciada por vários fatores, e medir essa idade pode ser muito útil para entender melhor a saúde de uma pessoa.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link