Fotógrafos que usam IA atingem maior equilíbrio entre trabalho e vida pessoal
A inteligência artificial (IA) tem revolucionado diversas áreas, incluindo a fotografia. De acordo com uma pesquisa global da Aftershoot, chamada Great Photography Workflow Revolution, 81% dos fotógrafos que começaram a usar IA no trabalho relatam ter recuperado a qualidade de vida e reduzido o burnout.
Essa mudança é significativa em um setor conhecido por sua carga pesada de edição e prazos apertados. A pesquisa também revelou que 90% dos profissionais já usam IA em tarefas de pós-produção, como seleção e retoque de imagens, e que o tempo economizado está sendo revertido em criatividade, aprendizado e, principalmente, equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
Os principais benefícios da IA para os fotógrafos incluem:
- Redução do tempo gasto em tarefas de pós-produção;
- Aumento da criatividade e do tempo para se dedicar a projetos autorais;
- Melhoria do equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.
De acordo com Justin Benson, cofundador da Aftershoot, “a IA trouxe velocidade para o trabalho, mas o maior ganho está em como os profissionais escolhem usar as horas economizadas pela tecnologia”. Além disso, a IA não tirou espaço da criatividade, mas deu espaço para ela florescer, permitindo que os fotógrafos voltem a fotografar com prazer e invistam em projetos autorais.
Os clientes também se beneficiaram da IA, com 30% recebendo elogios pela rapidez e consistência, 64% não notando diferença e apenas 1% tendo feedback negativo. Isso mostra que, quando o profissional mantém o controle criativo, o resultado final continua autêntico e a tecnologia se torna apenas uma ferramenta para potencializar o olhar humano.
Em resumo, a IA tem sido uma aliada para os fotógrafos, permitindo que eles atinjam um maior equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, aumentem a criatividade e melhorem a qualidade de vida. A tecnologia deve ser usada com consciência, para facilitar o trabalho e não substituir a sensibilidade, a criatividade e o cuidado com o outro.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link