Dificuldades na Produção do Processador Exynos 2600 da Samsung
A Samsung está enfrentando desafios na produção do seu processador “revolucionário” Exynos 2600, que deve ser utilizado nos aparelhos da linha Galaxy S26. De acordo com informações do portal coreano DealSite, a empresa ainda não alcançou o aproveitamento esperado para a produção desse chip.
O volume inicial de produção é de 15 mil wafers, que são as placas de semicondutores que servem como base para os chips. No entanto, o processo de fabricação do Exynos 2600 apresentou um rendimento de aproximadamente 50%, enquanto o objetivo da Samsung é chegar a 70% de eficiência.
- O montante atual de produção seria suficiente para equipar aproximadamente 30% do total de unidades do Galaxy S26.
- A aplicação do chip está prevista para os modelos básico e Plus da linha.
- Rumores anteriores sugeriam que o Exynos 2600 chegaria a todos os três modelos previstos, incluindo o Ultra.
A escolha do chip dependeria da região de vendas dos smartphones, com cerca de 50% dos S26 comercializados com plataformas feitas “em casa”. No entanto, agora a maior possibilidade é que os modelos Ultra do Galaxy S26 continuem a utilizar o processador Snapdragon 8 Elite Gen 5, da Qualcomm, em escala global.
O Exynos 2600 é considerado um chip com potencial “revolucionário” por ser feito em processo de 2 nm, uma arquitetura mais avançada que deve entregar grandes saltos de performance e eficiência energética. Além disso, a estratégia da Samsung deve ser concentrar o Exynos no na Coreia do Sul, enquanto o Snapdragon será predominante nos mercados internacionais.
Os rumores de um atraso de até dois meses no lançamento do Galaxy S26 podem ter relação com as dificuldades com os chips, embora a marca não tenha dito nada de caráter oficial. O chip Exynos 2600 deve marcar o retorno da linha Exynos à série principal do Galaxy S, após o modelo 2500 ter sido restrito ao Z Flip 7.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link