bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 13:02
Temperatura: -9.9°C
Probabilidade de chuva: 0%

Antigas tábuas de madeira romanas são encontradas dentro de poço na França

Descoberta Arqueológica em Izernore, França

Uma equipe de arqueólogos do Instituto Nacional Francês de Pesquisa Arqueológica Preventiva (INRAP) realizou uma escavação em Izernore, no leste da França, e fez uma descoberta notável. Durante as atividades, que começaram em 2020, foram encontradas 15 tábuas de madeira com inscrições romanas dentro de quatro poços do período romano.

A região de Izernore, conhecida como Isarnodurum, foi um importante entreposto comercial romano que conectava várias rotas, incluindo a que levava a Lugdunum, a atual cidade de Lyon. Devido à sua posição estratégica, a área abrigava oficinas, um grande templo romano dedicado a Marte, complexos de banhos, edifícios públicos e residenciais.

Artefatos Encontrados

Além das tábuas de madeira, os arqueólogos encontraram outros objetos, como pequenas caixas, espirais de fuso, pentes e solas de madeira para sapatos. É provável que os pentes tenham sido fabricados há cerca de 2.000 anos na região francesa, que era conhecida por suas produções artesanais de madeira. As tábuas de madeira também podem ter sido produzidas localmente.

Os artefatos encontrados incluem:

  • 15 tábuas de madeira com inscrições romanas
  • Pequenas caixas
  • Espirais de fuso
  • Pentes
  • Solas de madeira para sapatos

As tábuas de madeira serviam como um meio de comunicação, registro e educação durante o império romano. Em uma das tábuas, existe uma palavra gravada que os arqueólogos acreditam que pode ser um nome. Outra tábua apresenta seis linhas escritas a tinta, o que sugere que pode ter sido reutilizada.

As solas de sapatos feitas de madeira encontradas são notáveis, pois mostram como os calçados eram projetados na época. Os dois artefatos encontrados são pequenos e provavelmente foram projetados para crianças entre 4 a 7 anos.

Os artefatos históricos estão agora no Museu Arqueológico de Izernore, integrando a exposição “Poço do Conhecimento, 240 Anos de Escavações em Izernore”. Essa descoberta é um importante achado para a história e a arqueologia, oferecendo uma janela para o passado e a vida cotidiana durante o império romano.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link