Vacinação em Todo o País
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, reforçou o chamado para o dia D da vacinação em todo o país, que ocorreu no sábado seguinte, das 8h às 17h, para crianças e adolescentes até 15 anos de idade. Ele destacou que “não vamos negar aos nossos filhos um direito que nossos pais não nos negaram”, enfatizando a importância da vacinação.
Padilha explicou que mais de 16 tipos de vacinas estariam disponíveis para crianças e adolescentes, e que a campanha seguiria até o fim de outubro, abrangendo todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação. Além disso, ele lembrou que a vacina é gratuita em todo o país e que o Brasil é um país livre da paralisia infantil, do tétano neonatal, da rubéola e do sarampo por conta das campanhas de imunização.
Desinformação e Tecnologia
O ministro também abordou o tema da desinformação sobre vacinas, destacando que o Brasil lidera a desinformação sobre vacinas na América Latina. Ele mencionou um estudo que mapeou 81 milhões de mensagens que foram publicadas em comunidades de teorias da conspiração do Telegram, identificando 175 supostos danos que teriam sido atribuídos às vacinas e 89 falsos antídotos que estavam sendo vendidos.
No entanto, o governo brasileiro tem combatido a desinformação com tecnologia, criando a caderneta digital de saúde da criança, que já leva informações seguras sobre vacinação para mais de 1,8 milhão de famílias brasileiras. As famílias podem checar a situação vacinal das crianças e adolescentes pelo aplicativo Meu SUS Digital.
Outubro Rosa
Além da vacinação, o ministro destacou a campanha pelo Outubro Rosa, lembrando que o Ministério da Saúde ampliou o acesso à mamografia com novas regras, garantindo o exame para mulheres de 40 a 74 anos.
- A vacinação é gratuita em todo o país.
- O Brasil é um país livre da paralisia infantil, do tétano neonatal, da rubéola e do sarampo.
- A campanha de vacinação seguirá até o fim de outubro.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link