bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 06:58
Temperatura: 6°C
Probabilidade de chuva: 0%

“Água pesada” é encontrada em disco de formação de planetas pela 1ª vez

Descoberta de “Água Pesada” em Disco de Formação de Planetas

A descoberta de “água pesada” (ou água deuterada) em um disco formador de planetas é um marco importante para a compreensão da origem da vida no nosso sistema solar e em outros cantos do universo. A água tem papel essencial para a formação da vida, e sua presença em discos protoplanetários é fundamental para entender os processos de origem de planetas.

A equipe de cientistas do rádio-observatório Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA) detectou a presença de água deuterada no disco protoplanetário que rodeia a estrela jovem V883 Orionis. Isso revelou que parte da água que se forma ali é anterior ao nascimento da própria estrela, tendo viajado pelo espaço em nuvens moleculares antigas para chegar lá.

O que é “Água Pesada”?

A água deuterada é uma forma da água que possui em sua estrutura química dois átomos de deutério, um isótopo de hidrogênio mais pesado. Essa forma de água é mais pesada do que a água comum e é encontrada em pequenas quantidades na Terra.

No estudo publicado na revista científica Nature Astronomy, os pesquisadores verificaram que essas moléculas de água sobreviveram a processos violentos de formação de estrelas e planetas, viajando bilhões de quilômetros até acabar em um sistema planetário como o nosso.

  • A V883 Orionis é uma protoestrela localizada na constelação de Orion, um sistema solar em formação.
  • O disco de gelo e poeira que a envolve apresenta 1200 vezes a quantidade de água que existe em todos os oceanos da Terra.
  • A detecção de água pesada por meio da diferenciação de proporções entre isótopos se qualifica como a primeira evidência direta de uma jornada interestelar da água preservada e intacta.

Essa descoberta contribui para a teoria de que muitos planetas, inclusive o nosso, podem ter herdado água com bilhões de anos de idade. Isso representa um avanço significativo na compreensão da trajetória da água durante a formação de planetas e de como essa água chegou ao nosso sistema solar – e possivelmente à Terra – por meio de processos semelhantes.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link