Veja também escrivaninha.
O Prêmio Nobel de Medicina de 2025: Um Reconhecimento ao Trabalho Científico
O Prêmio Nobel de Medicina de 2025 foi concedido a três pesquisadores por suas descobertas fundamentais sobre o funcionamento do sistema imunológico. No entanto, um dos vencedores, o imunologista Fred Ramsdell, dos Estados Unidos, ainda não foi contatado diretamente pelo comitê do Nobel devido à sua excursão de caminhada “desconectada” sem acesso à internet ou telefone.
Os colegas de Ramsdell indicam que ele está “vivendo sua melhor vida” e que seu paradeiro exato é um mistério, mesmo para seus amigos próximos. O cofundador da Sonoma Biotherapeutics, Jeffrey Bluestone, afirmou que está tentando encontrá-lo pessoalmente e acredita que ele possa estar mochilando pelo interior de Idaho.
O Trabalho Laureado com o Nobel
Ramsdell, de 64 anos, é consultor sênior da Sonoma Biotherapeutics e divide o prêmio com Mary Brunkow, gerente de programas sênior no Institute for Systems Biology, e Shimon Sakaguchi, pesquisador da Universidade de Osaka, no Japão. Eles foram reconhecidos por suas descobertas sobre a tolerância imunológica periférica, que impede o sistema imunológico de atacar tecidos saudáveis e causar doenças autoimunes.
As descobertas dos três pesquisadores foram decisivas para a compreensão de como o sistema imunológico funciona e por que nem todos desenvolvemos doenças autoimunes graves. Além disso, acredita-se que as descobertas abriram um novo campo de pesquisa e levaram ao surgimento de potenciais terapias atualmente em fase de ensaios clínicos.
Três Décadas de Avanços Científicos
O reconhecimento marca o ápice de uma jornada científica que começou há quase três décadas. Shimon Sakaguchi foi o primeiro a identificar, em 1995, uma nova classe de células imunes responsáveis por proteger o corpo contra doenças autoimunes. Já em 2001, Brunkow e Ramsdell fizeram uma descoberta complementar, demonstrando o papel genético dessas células e como mutações específicas poderiam levar à perda de tolerância imunológica.
Os organizadores do Nobel ainda esperam conseguir entregar a notícia ao laureado em primeira mão. Enquanto isso, o caso de Fred Ramsdell acrescenta um toque de humanidade e humor à solenidade do Nobel, mostrando que, mesmo no mundo científico, é possível encontrar um equilíbrio entre vida e trabalho.
- Os vencedores do Prêmio Nobel de Medicina de 2025 são: Fred Ramsdell, Mary Brunkow e Shimon Sakaguchi.
- Eles foram reconhecidos por suas descobertas sobre a tolerância imunológica periférica.
- As descobertas abriram um novo campo de pesquisa e levaram ao surgimento de potenciais terapias.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link