Paraná Confirma Casos de Contaminação por Metanol em Bebidas
Dois casos suspeitos de intoxicação por metanol foram confirmados por exames laboratoriais no Paraná, de acordo com o Governo do Estado. Os casos se referem a dois homens, de 60 e 71 anos, que vivem em Curitiba e apresentaram sintomas após consumir bebida alcoólica.
A confirmação foi feita após a análise de amostras de sangue que confirmaram a presença da substância tóxica. De acordo com o balanço mais recente do Ministério da Saúde, 14 casos de intoxicação por metanol foram confirmados, além de 181 notificações suspeitas, incluindo as duas que foram confirmadas pelo governo do Paraná.
A intoxicação por metanol é uma emergência médica de extrema gravidade. A substância, quando ingerida, é metabolizada no organismo em produtos tóxicos, que podem levar à morte. Os principais sintomas da intoxicação são:
- Visão turva ou perda de visão (podendo chegar à cegueira)
- Mal-estar generalizado (náuseas, vômitos, dores abdominais, sudorese)
Em caso de identificação dos sintomas, é importante buscar imediatamente os serviços de emergência médica e contatar instituições especializadas, como o Disque-Intoxicação da Anvisa ou o Centro de Controle de Intoxicações de São Paulo.
A demora no atendimento e na identificação da intoxicação aumenta a probabilidade do desfecho mais grave, com o óbito do paciente. Além disso, é fundamental identificar e orientar possíveis contatos que tenham consumido a mesma bebida, recomendando que procurem imediatamente um serviço de saúde para avaliação e tratamento adequado.
A Polícia Civil do estado da Região Sul está investigando possíveis pontos de venda de bebidas adulteradas e apreendeu garrafas para análise. Com a confirmação desses casos, o número nacional de casos sobe para, pelo menos, 16.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link