Intel Revela Detalhes sobre os Núcleos das CPUs Nova Lake
A Intel divulgou informações sobre a arquitetura dos núcleos de suas próximas CPUs Nova Lake, que serão equipadas com núcleos Coyote Cove para desempenho e Arctic Wolf para eficiência. Essa geração de processadores está programada para chegar aos PCs de mesa após os Arrow Lake Refresh e será comercializada como Core Ultra 400.
De acordo com um documento oficial da Intel, a série Nova Lake será composta por núcleos Coyote Cove, responsáveis pelo desempenho, e núcleos Arctic Wolf, que priorizam a eficiência. Essa abordagem de usar diferentes arquiteturas de núcleos é uma estratégia que a Intel adota desde a 12ª geração de CPUs.
Os processadores Nova Lake serão lançados para competir com os Ryzen Zen 6 da AMD, em uma tentativa da Intel de recuperar espaço no mercado. Embora o documento não forneça detalhes sobre as especificações, rumores sugerem que os Core Ultra 400 podem vir com até 52 núcleos no modelo topo de linha e uma grande quantidade de memória cache, alcançando até 144 MB.
Além disso, essa geração pode ter um consumo de energia mais alto, com um TDP base de 150W, que pode aumentar conforme a necessidade. A Intel também planeja lançar essa geração para notebooks, mas os detalhes sobre como isso será implementado ainda não estão claros, especialmente considerando que a próxima geração de CPUs móveis será a Panther Lake.
A geração Nova Lake também deve incluir modelos com até 28 núcleos e um gráfico integrado baseado na arquitetura Xe3. Outro ponto mencionado no documento é que a próxima geração de processadores Xeon, chamada Diamond Rapids, utilizará núcleos Panther Cove para desempenho e não incluirá núcleos eficientes.
- Os processadores Nova Lake serão equipados com núcleos Coyote Cove para desempenho e Arctic Wolf para eficiência.
- A geração Nova Lake compete com os Ryzen Zen 6 da AMD.
- Rumores sugerem que os Core Ultra 400 podem ter até 52 núcleos e 144 MB de memória cache.
- A geração Nova Lake também chegará aos notebooks, com detalhes ainda não claros.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link