Atriz Virtual Gera Protestos em Hollywood
A atriz virtual Tilly Norwood, criada por inteligência artificial, tem gerado uma onda de protestos em Hollywood, centro da indústria cinematográfica. Norwood é produto da Xicoia, empresa que se autodenomina o primeiro estúdio de talentos com inteligência artificial do mundo.
Desde que a produtora e comediante holandesa Eline Van der Velden lançou a futura carreira da personagem digital, Tilly Norwood tem sido o assunto mais comentado em Hollywood, mas não de forma positiva. A novidade provocou críticas de associações, atores e cineastas, que afirmam que a inteligência artificial não deveria ocupar espaço de destaque na profissão.
Reação do Sindicato de Atores
O sindicato norte-americano de artistas Screen Actors Guild (SAG-AFTRA) afirmou que “a criatividade é, e deve permanecer, centrada no ser humano”. Em comunicado, a associação disse que “Para deixar claro, ‘Tilly Norwood’ não é uma atriz, é uma personagem gerada por um programa de computador treinado com base no trabalho de inúmeros artistas profissionais — sem permissão ou remuneração”.
A associação também destacou que “não há experiência de vida para se inspirar, nenhuma emoção e, pelo que vimos, o público não está interessado em assistir a conteúdo gerado por computador desvinculado da experiência humana”.
Reação em Hollywood
Muitos em Hollywood criticam a novidade. A atriz Melissa Barrera escreveu nas redes sociais que “Espero que todos os atores representados pelo agente que faz isso se ferrem”. Já a atriz Natasha Lyonne publicou no Instagram que “Qualquer agência de talentos envolvida nisso deveria ser boicotada por todas as corporações”.
A estrela de Boneca Russa também acrescentou que a ideia é “profundamente equivocado e totalmente perturbador”. A inteligência artificial já é usada como ferramenta na produção cinematográfica, mas sua implementação é alvo de intensos debates.
- A inteligência artificial é usada para criar personagens virtuais, como Tilly Norwood.
- A indústria cinematográfica está debatendo o uso de inteligência artificial na produção de conteúdo.
- O sindicato de atores está preocupado com a possibilidade de a inteligência artificial substituir atores humanos.
A polêmica em torno da atriz virtual Tilly Norwood é apenas um exemplo do debate mais amplo sobre o uso de inteligência artificial na indústria do entretenimento. Enquanto alguns veem a inteligência artificial como uma ferramenta criativa, outros a veem como uma ameaça à profissão de ator.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link