bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 16:59
Temperatura: 12.2°C
Probabilidade de chuva: 0%

Crise nos Estoques da Toyota: Entenda o Impacto

A Toyota confirmou que vai deixar de produzir cerca de 25 mil carros no Brasil neste ano devido aos danos na fábrica de motores em Porto Feliz (SP). A produção na unidade segue suspensa após a forte tempestade ocorrida na tarde de segunda-feira, que trouxe ventos de até 90 km/h.

Aquela unidade é a que produz os motores 1.5 e 2.0 usados nas demais plantas. Para completar, a interrupção afeta diretamente os modelos fabricados em Sorocaba e Indaiatuba, incluindo o Corolla Cross, Yaris e o Yaris Cross. Por ora, não há uma nova data para a estreia do modelo, mas sua pré-venda continua normalmente nas lojas de São Paulo.

Impactos para a Toyota

A destruição da fábrica de Porto Feliz somada à interrupção das operações das fábricas de Sorocaba e Indaiatuba deixam a montadora em uma posição delicada, afinal, a oferta desses veículos no mercado nacional vai ser drasticamente reduzida.

É esperado que a Toyota perca espaço nas vendas — hoje, a marca fica na quarta posição, atrás somente de nomes como Chevrolet e Hyundai. Além disso, a Toyota segue a filosofia lean manufacturing, ou seja, produz com foco na redução de desperdícios e busca por ganhos na qualidade.

Assim, a empresa tem estoque pequeno, suficiente apenas para dar conta das flexibilidades necessárias para a produção. Segundo informações, o estoque remanescente das concessionárias só deve durar até 10 de outubro.

  • A Toyota deve sustentar suas vendas com a picape Hilux e o SUV SW4.
  • A previsão é de que a normalização da produção ocorra apenas em 2026.
  • A Toyota estuda alternativas como a importação de outras unidades no exterior.

Enquanto a marca busca saídas para importar os motores que seriam produzidos em Porto Feliz, a Toyota deve enfrentar uma concorrência acirrada no mercado. A redução da oferta de veículos pode afetar a posição da marca no mercado nacional.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link