Governo Estabelece Protocolo para Casos de Intoxicação por Metanol
O Ministério da Saúde está monitorando os casos de intoxicação por metanol no estado de São Paulo e orienta que todas as unidades de saúde sigam o protocolo de notificação para casos suspeitos de intoxicação exógena.
Em reunião extraordinária do Comitê Técnico do Sistema de Alerta Rápido (SAR) do Governo Federal, foi confirmado o décimo caso de intoxicação por metanol relacionado ao consumo de bebida alcoólica no estado de São Paulo, com três óbitos confirmados até o final do dia.
A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) do Ministério da Justiça e Segurança Pública coordenou o encontro, que contou com a participação de representantes de vários ministérios e órgãos, incluindo a Polícia Federal, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Instituto Médico-Legal de São Paulo.
Protocolo de Notificação
O protocolo de notificação para casos suspeitos de intoxicação exógena é fundamental para identificar e tratar os pacientes de forma eficaz. A intoxicação por metanol é uma emergência médica de extrema gravidade, e a demora no atendimento pode aumentar a probabilidade de óbito.
Os principais sintomas da intoxicação por metanol incluem visão turva ou perda de visão, mal-estar generalizado, náuseas, vômitos, dores abdominais e sudorese. Em caso de identificação dos sintomas, a orientação do governo federal é buscar imediatamente um serviço de emergência médica e contatar as instituições responsáveis.
- Disque-Intoxicação da Anvisa: 0800 722 6001
- Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox) da cidade
- Centro de Controle de Intoxicações de São Paulo (CCI): (11) 5012-5311 ou 0800-771-3733
Além disso, é importante identificar e orientar possíveis contatos que tenham consumido a mesma bebida, recomendando que procurem imediatamente um serviço de saúde para avaliação e tratamento adequado.
Os casos de intoxicação por metanol estão sendo investigados, e o governo federal está trabalhando para identificar as causas e prevenir novos casos. A substância metanol é metabolizada no organismo em produtos tóxicos, como formaldeído e ácido fórmico, que podem levar ao óbito. Em alguns casos, os pacientes consumiram bebidas alcoólicas destiladas, incluindo whisky, em cenas sociais de consumo alcoólico.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link