bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 12:33
Temperatura: 13.7°C
Probabilidade de chuva: 0%

Inteligência Artificial nas Empresas: União de Líderes e Novos Talentos

A implementação da inteligência artificial (IA) nas empresas é uma realidade que visa otimizar processos do dia a dia. A união entre a experiência dos líderes e as inovações propostas por profissionais da nova geração é fundamental para o sucesso na integração dessa tecnologia.

De acordo com Rui Botelho, presidente da SAP Brasil, a realidade atual exige um aprendizado contínuo de ambas as partes para que as tecnologias sejam implementadas da melhor forma. “Para fazer a pergunta certa, é preciso a pessoa com mais experiência. Do outro lado, alguém com menos tempo de mercado tende a ter maior abertura às novidades. A chave é buscar a sinergia entre esses dois mundos”, afirmou o executivo.

Gestão de Agentes Digitais

As mudanças tecnológicas também devem impactar a maneira como os líderes gerem suas equipes dentro das empresas. Além das pessoas, agora a gestão precisará incluir outro elemento: a gestão de agentes digitais. Ricardo Cappra, fundador do Cappra Institute, ressaltou que a educação dos líderes que estão atualmente no mercado vem de uma lógica voltada à gestão de pessoas, e não de agentes artificiais.

Cappra pontua ainda que há um momento de virada cultural nas companhias com a inserção de novos instrumentos digitais nas rotinas de trabalho. Será necessário adotar novas métricas e indicadores para medir a produtividade humana, visto que os critérios de sucesso para uma pessoa precisam ser diferentes dos usados para avaliar tarefas realizadas com apoio da inteligência artificial.

IA em Diferentes Modelos de Trabalho

Outro ponto abordado nos painéis do EMTech é como os profissionais lidam com as ferramentas de IA em modelos de trabalho híbrido ou remoto. Juliana de Luca, superintendente de business development do Itaú Unibanco, afirma que é possível evoluir com a tecnologia independentemente do regime de trabalho.

A executiva acrescenta que um dos focos deve estar em como capacitar os profissionais de forma adequada para que eles saibam implementar as novas soluções tecnológicas no desenvolvimento dos negócios. Tuta Neto, diretor de Novos Negócios da Jovem Pan e CEO da Sampi, afirma que será necessária uma requalificação dos profissionais devido às mudanças em andamento e às que ainda estão por vir com as novas tecnologias.

Algumas das principais conclusões sobre o sucesso da IA nas empresas incluem:

  • A união entre a experiência dos líderes e as inovações propostas por profissionais da nova geração é fundamental.
  • A gestão de agentes digitais é um novo desafio para os líderes.
  • A produtividade humana precisa ser medida de forma diferente quando se trabalha com inteligência artificial.
  • A capacitação dos profissionais é essencial para o sucesso da implementação da IA.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link