Pesquisa indica consciência de brasileiros com saúde do coração
Um questionário online respondido por 2 mil pessoas em todo o Brasil aponta que hábitos saudáveis para o coração são uma preocupação comum entre brasileiros. A pesquisa, realizada pelo Instituto Ipsos, ouviu de 64% dos entrevistados a afirmação de que adotaram novos hábitos de vida pela saúde do coração.
A percepção de que esses hábitos são importantes também foi captada: 76% dos entrevistados disseram estar conscientes de que é possível se prevenir contra um infarto, e 72% disseram conhecer uma pessoa que infartou. Além disso, 82% dos entrevistados terem consciência de que o infarto não distingue faixa etária.
Entre os entrevistados que declararam ter mudado sua rotina em prol da saúde, 70% passaram a se alimentar de uma forma mais saudável, 64% começaram a se exercitar e 45% procuraram atividades com a finalidade de reduzir o estresse. A cardiologista Maria Cristina Izar comemorou parte dos resultados, destacando que a prevenção é o caminho do envelhecimento saudável.
- 70% dos entrevistados passaram a se alimentar de forma mais saudável
- 64% começaram a se exercitar
- 45% procuraram atividades para reduzir o estresse
No entanto, apesar da consciência sobre a importância da saúde do coração, 51% das pessoas não sabiam que os sintomas do infarto são diferentes em homens e mulheres. A cardiologista alerta que é importante informar a população sobre essa diferença, pois os sintomas atípicos em mulheres podem ser atribuídos a causas como estresse ou ansiedade, o que atrasa o diagnóstico e o tratamento adequado.
Outro dado considerado positivo foi que 77% dos entrevistados sabem que existe mais de um tipo de colesterol, e 82% reconhecem que as taxas de colesterol ruim (LDL) podem ocorrer em qualquer idade. Além disso, 55% dos entrevistados sabem que o colesterol ruim (LDL) alto aumenta a possibilidade do infarto.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link