bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 14:23
Temperatura: 12.6°C
Probabilidade de chuva: 0%

Como era pedir delivery pelo PC? Conheça a experiência rara antes dos apps

Um vídeo recente que viralizou nas redes sociais mostra como era o processo para fazer pedir delivery nos anos 90 e 2000. Diferentemente da praticidade dos apps de entrega de hoje, pedir comida pela Internet não costumava ser intuitivo e muitos estabelecimentos não estavam presentes no mundo virtual.

Para fazer um pedido no mercado Pão de Açúcar, por exemplo, era necessário baixar um programa no computador. Isso exigia um processo lento e demorado, especialmente considerando a conexão discada lenta e instável da época.

Como funcionava o pedido delivery?

Existiram algumas opções para pedir o delivery em casa, como acessar o site do restaurante, trocar e-mails ou preencher formulários. Outro método consistia em pedir comida em casa, como o programa de delivery do mercado Pão de Açúcar, que devia ser instalado no computador por meio de um CD.

  • Ao inserir o CD na máquina, era necessário preencher um formulário com dados pessoais e, em seguida, instalar o programa, compatível com sistemas até o Windows 95.
  • Com uma apresentação animada e pixelada do logo do mercado, o programa mostrava os endereços disponíveis e o catálogo de produtos em uma prateleira virtual.
  • Alguns anúncios também eram exibidos.

Boa parte dos comentários sobre o vídeo demonstra o quanto esse tipo de serviço não era acessível. Muitas pessoas não tinham acesso a computadores domésticos ou Internet, o que tornava o serviço de delivery uma opção exclusiva para poucos.

Por que pedir delivery pela Internet não era comum?

Pedir delivery antes dos aplicativos não era comum devido ao acesso caro dos computadores domésticos e da Internet, que fornecia uma navegação lenta com diversas limitações. Poucos estabelecimentos tinham presença online, e receber pedidos via web demandava um investimento para aprimorar a experiência do usuário.

A falta de padronização do sistema de delivery também cooperou para que muitas pessoas tivessem receio de compartilhar informações pessoais, como endereço e dados de pagamento.

As dificuldades em fazer pedidos incluíam interfaces simples ou pouco intuitivas, páginas estáticas e layouts básicos, além da conexão discada lenta e a falta de um padrão para cadastrar entregadores.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link