Cuidado! 7 golpes mais comuns nas redes sociais e como se proteger
As redes sociais como Instagram, TikTok, WhatsApp e X (antigo Twitter) estão presentes em quase tudo o que fazemos. Por meio delas, podemos conhecer pessoas, lugares, aprender sobre novas culturas, fazer compras e contratar serviços a partir de poucos cliques no celular. No entanto, existem pessoas que aproveitam dessa praticidade para aplicar golpes em usuários comuns, com técnicas que se atualizam a cada dia e que passam despercebidas.
Abaixo, conheça os golpes mais comuns no mundo online e saiba como se proteger:
- Venda de seguidores e curtidas: A compra de curtidas e seguidores pode expor o usuário a golpes financeiros. O esquema costuma começar com uma abordagem no direct do usuário, onde o golpista promete um número específico de seguidores ou curtidas em troca de um valor fixo.
- Golpes de Phishing: O “phishing” é um golpe conhecido por enganar o usuário com um pouco mais de esforço por parte do criminoso. O golpista pode se passar por empresas conhecidas e confiáveis, enganando seu alvo com histórias bem montadas e, no final, induzindo a pessoa a compartilhar informações próprias.
- Golpes românticos: Os golpes românticos são chamados assim quando o golpista se faz passar por interesse romântico para enganar as vítimas e extorquir dinheiro ou dados pessoais.
- Golpes de oferta de emprego: Os golpistas criam anúncios de vagas de emprego falsas para roubar dados pessoas e, em alguns casos, até dinheiro de quem está procurando uma recolocação no mercado de trabalho.
- Golpes de quiz e jogo: Os golpes de quiz e jogo estão cada vez mais comuns no Brasil, onde aparecem em anúncios das redes sociais prometendo brindes imperdíveis.
- Golpes de caridade: Criminosos se passam por ONGs ou instituições de caridade e se fazem valer do lado emocional para pedir doações para alguma causa.
- Golpes de investimento: Os golpes de investimento existem desde antes da internet, mas foi nela que ele se reinventou sem deixar de adotar a mesma estratégia: prometer retornos rápidos e fáceis a partir de um pequeno investimento financeiro inicial.
Para se proteger e também as pessoas do seu convívio nas redes sociais, o primeiro passo é reforçar a segurança das contas online. Ative a autenticação em dois fatores e crie senhas fortes e exclusivas para cada perfil. Tenha sempre cuidado com a forma de interagir online: evite solicitações e mensagens de desconhecidos, desconfie de ofertas muito tentadoras que exijam qualquer tipo de informação sensível antes de conferir por outro lugar.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link