bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 06:01
Temperatura: 5.1°C
Probabilidade de chuva: 0%

Cemitério de 147 naufrágios se tornou um santuário ecológico nos EUA

Cemitério de Naufrágios se Torna Santuário Ecológico nos EUA

Em 1929, a empresa americana Western Marine & Salvage levou 169 navios a vapor da Primeira Guerra Mundial até Mallows Bay, uma enseada rasa no rio Potomac, nos EUA. O objetivo era desmanchar a chamada “Frota de Emergência”, construída às pressas para suprir o transporte de suprimentos e tropas. No entanto, o método utilizado foi drástico: incendiar as embarcações até a linha d’água, deixando a estrutura exposta para facilitar a retirada de metais e outras partes aproveitáveis.

O resultado foi um cenário de destruição, com muitas embarcações afundando parcial ou totalmente. No entanto, com o passar do tempo, algo inesperado aconteceu. Dos escombros emergiu um refúgio ecológico único, conhecido como a “Frota Fantasma de Mallows Bay”, que reúne os esqueletos de 147 navios e forma um mosaico vivo de biodiversidade.

Um Laboratório Vivo

A “Frota Fantasma” ilustra uma dinâmica já bem conhecida pelos ecólogos, em que qualquer estrutura dura e estável submersa pode se tornar atrativo para espécies aquáticas. A vida selvagem tende a se concentrar em torno de tais estruturas, que oferecem um abrigo seguro, com diferentes nichos e um labirinto separando o interior do exterior.

Os naufrágios perto da costa em Mallows Bay estão se tornando ilhas, proporcionando novos habitats influenciados pelo homem para uma variedade de espécies terrestres e aquáticas. Árvores cresceram diretamente de navios enferrujados, algas se espalharam entre vigas submersas e aves, como águias-pesqueiras, construíram ninhos sobre mastros em ruínas.

Os pesquisadores acreditam que a diversidade observada na superfície dos destroços pode ser apenas uma fração do que existe no fundo. Close-ups subaquáticos, por exemplo, provavelmente revelariam uma enorme variedade de epifauna vivendo sobre os restos dos navios.

  • A “Frota Fantasma” é um exemplo de como a vida pode se adaptar e se transformar em um ambiente hostil.
  • A área é um laboratório vivo, onde história e ecologia se entrelaçam.
  • A biodiversidade da região é única e merece ser preservada.

A importância ecológica de Mallows Bay só ganhou reconhecimento científico há poucos anos, e de forma quase acidental. Em 2016, um equipe de pesquisadores notou um padrão intrigante nas águas do Potomac, com dezenas de formas semelhantes a cascos de navios. Desde então, a área foi designada como um Santuário Marinho Nacional, e os pesquisadores continuam a estudar e aprender com essa área única.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link