O que a Air Fryer pode substituir na cozinha? Compare com outros aparelhos
A popularização da air fryer transformou a rotina de muita gente na cozinha, conquistando fãs ao prometer alimentos crocantes usando apenas circulação de ar quente em alta velocidade. Com ela, é possível preparar de tudo um pouco, de batatas fritas a carnes assadas, de forma mais saudável e prática, sem engordurar a casa.
Diante de tanta versatilidade, surge a dúvida se a air fryer substitui outros aparelhos tradicionais como forno, fritadeira a óleo e micro-ondas. Para responder essa pergunta, vamos comparar a air fryer com quatro equipamentos de cozinha.
Comparativos
- Air fryer x Forno: A air fryer pode ser vista como um mini forno de convecção, ocupando pouco espaço na bancada e preparando porções menores. No uso prático, isso significa que, para preparar lanches pequenos, a air fryer oferece rapidez e economia de energia. Já o forno se destaca quando é preciso assar grandes quantidades ou pratos volumosos.
- Air fryer x Fritadeira: A air fryer nasceu justamente como alternativa à fritadeira tradicional de óleo. Enquanto a fritura convencional submerge os alimentos em óleo quente para deixá-los dourados e crocantes, o eletrodoméstico usa ar quente circulante para alcançar um resultado parecido.
- Air fryer x Micro-ondas: Apesar de ambos os aparelhos servirem para facilitar o preparo de alimentos, air fryer e micro-ondas funcionam de maneiras quase opostas. Um utiliza ondas eletromagnéticas para agitar as moléculas de água dentro dos alimentos, aquecendo de dentro para fora. Em contrapartida, ele não doura e nem deixa os alimentos crocantes.
- Air fryer x Panela elétrica: Aqui a comparação é entre aparelhos de propostas bem diferentes. A panela elétrica de pressão é feita para cozinhar alimentos usando líquido e pressão, em temperaturas mais baixas, por um certo período. Já a air fryer é uma pequena estufa de ar quente usada para preparar rapidamente por circulação de ar.
Em resumo, a air fryer pode substituir alguns aparelhos em certas situações, mas não é um substituto completo para todos eles. Ela é ideal para preparar lanches pequenos, alimentos crocantes e assados rápidos, enquanto o forno é melhor para assar grandes quantidades ou pratos volumosos. A fritadeira tradicional é ainda necessária para certas preparações, como tempurá ou empanados em massa de trigo. O micro-ondas é mais prioritário para quem precisa esquentar alimentos rapidamente, enquanto a panela elétrica é melhor para cozinhar alimentos usando líquido e pressão.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link