bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 16:27
Temperatura: °C
Probabilidade de chuva: %

8 problemas irritantes que a Apple corrigiu nos iPhones com o iOS 26


O iOS 26 foi lançado recentemente com várias novidades. O novo sistema operacional do iPhone trouxe mudanças visuais com o design Liquid Glass, a chegada de novos recursos de inteligência artificial (IA) e correções importantes para falhas que já prejudicavam a experiência dos usuários. Entre elas, está a exibição da estimativa de tempo para o carregamento completo da bateria, um avanço que ajuda a evitar que o celular fique mais tempo do que o necessário na tomada. A seguir, confira oito problemas irritantes que a Apple resolveu nos iPhones com a chegada da atualização.
🔎iOS 26 está acabando com a sua bateria? A Apple já sabe disso
📲Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Liquid Glass é um dos grandes destaques dentro das atualizações do iOS 26
Reprodução/Apple
📝 O que mudou no iOS 26? Veja no fórum do TechTudo
8 problemas irritantes que a Apple corrigiu nos iPhones com o iOS 26
No índice abaixo, veja os tópicos que serão abordados nesta matéria do TechTudo.
Exibição do tempo estimado de carregamento
Melhor detecção de mensagens de spam
Seleção de texto específico em uma mensagem
Histórico de chamadas de um único contato
Recurso para evitar chamadas acidentais
Toque personalizado
Alerta para lente suja
Opções de soneca do alarme
1. Exibição do tempo estimado de carregamento
Pode parecer um detalhe, mas exibir o tempo estimado de carregamento da bateria é uma das melhorias mais relevantes do iOS 26. Até então, sempre que o usuário conectava o iPhone à tomada, a percepção de quanto tempo levaria para a carga completar era baseada somente na intuição e no ícone pequeno da bateria localizado na tela. Agora, ao plugar o carregador no aparelho e na fonte de energia, o sistema exibe na tela de bloqueio uma estimativa do tempo restante para a carga total.
A novidade oferece mais autonomia aos usuários, que podem se organizar melhor para realizar outras atividades enquanto o dispositivo carrega. Além disso, o recurso contribui para preservar a saúde da bateria, já que, com a previsão de tempo para recarga, é possível impedir que o iPhone fique conectado por mais tempo do que o necessário.
iOS 26 passa a exibir na tela de bloqueio o tempo estimado para carregamento do iPhone
Mariana Saguias/TechTudo
2. Melhor detecção de mensagens de spam
Por mais ultrapassado que pareça, ainda é comum receber várias mensagens via SMS no iPhone e, pior, a maioria delas é spam. Para acabar com esse incômodo, o iOS 26 ganhou um filtro inteligente capaz de identificar e “escantear” conteúdos indesejados. Assim, sempre que uma mensagem chegar de um número que não está na sua lista de contatos, ela será automaticamente direcionada para uma seção separada no app Mensagens.
Na maioria dos casos, o usuário nem chega a ser notificado, o que ajuda a evitar o excesso de alertas com conteúdos irrelevantes. A melhoria mantém a caixa de entrada mais organizada e prioriza apenas o que realmente importa. Caso queira verificar as mensagens filtradas, basta acessar a pasta “Remetentes Desconhecidos” dentro do app Mensagens no iPhone.
Novo filtro do iOS 26 descarta mensagens spam
Mariana Saguias/TechTudo
3. Seleção de texto específico em uma mensagem
Antigamente, se um usuário do iPhone quisesse copiar apenas um trecho específico de uma mensagem, isso não era possível, pois a ação sempre resultava na cópia de todo o texto. Com a atualização para o iOS 26, porém, agora é possível selecionar palavras ou trechos específicos com um simples toque. Para usar o recurso, basta pressionar sobre a mensagem e, no menu de ações, ao lado de “Copiar”, escolher a opção “Selecionar”. Em seguida, basta ajustar os marcadores para definir exatamente o trecho desejado.
iOS 26 trouxe melhorias na seleção de textos
Mariana Saguias/TechTudo
4. Histórico de chamadas de um único contato
Mais uma correção bem recebida no iOS 26 é o acesso simplificado ao histórico de chamadas de um contato específico. Até a última versão do sistema, o iOS 18, se o usuário quisesse consultar as ligações feitas, recebidas ou perdidas de um determinado contato, era necessário vasculhar manualmente toda a lista de registros salvos no iPhone. Com o novo sistema, basta abrir o card do contato desejado e tocar na opção “Histórico de Chamadas”. Todo o conteúdo aparece organizado em ordem cronológica, com data e hora, para facilitar a consulta.
iOS 26 permite visualizar o histórico de chamadas em uma tela dedicada
Brigida Nogueira/TechTudo
5. Recurso para evitar chamadas acidentais
Ainda no app Telefone, o iOS 26 trouxe uma correção que oferece alívio para os mais distraídos. Não é raro o usuário acessar o histórico de chamadas e, sem querer, iniciar uma ligação ao tocar em um número. Com a nova atualização, isso pode ser evitado facilmente. Basta ir em “Ajustes”, “Aplicativos”, “Telefone” e desativar a opção “Tocar em Recentes para Ligar”. Assim, ao navegar pela aba “Recentes”, se o usuário tocar em algum número, em vez de iniciar a chamada automaticamente, será exibido um menu com informações gerais sobre o contato, reduzindo a probabilidade de chamadas acidentais.
Novo recurso do iOS 26 impede chamadas acidentais
Mariana Saguias/TechTudo
6. Toque personalizado
Uma das principais frustrações dos usuários de iPhone sempre foi a dificuldade de definir a música favorita como toque do celular. Antes, era preciso recorrer a processos complicados e até instalar aplicativos de terceiros para conseguir personalizar o ringtone. Mas com o iOS 26, a Apple finalmente resolveu esse problema. Agora, os usuários podem usar qualquer arquivo de áudio nos formatos MP3 ou M4A como toque. Para isso, basta baixar o arquivo desejado no telefone, acessar o aplicativo Arquivos, localizar a mídia, pressionar sobre o item e, no menu pop-up, tocar em “Compartilhar”. Por fim, é só selecionar a opção “Usar como toque”.
iOS 26 permite que usuários usem suas músicas favoritas como ringtones
Mariana Saguias/TechTudo
7. Alerta para lente suja
A culpa pela foto ruim nem sempre foi falta de talento dos usuários com a câmera — muitas vezes, era só sujeira na lente mesmo. Com o iOS 26, a Apple finalmente corrigiu esse problema que faz toda a diferença. A partir de agora, o iPhone alerta o usuário quando detectar os sensores estão sujos com poeira ou marcas de dedos. Para ativar esse recurso inteligente, basta acessar “Ajustes”, tocar em “Câmera” e habilitar a opção “Dicas de Limpeza da Lente”.
Recurso do iOS 26 alerta para sujeira na câmera do iPhone
Mariana Saguias/TechTudo
8. Opções de soneca do alarme
Por fim, chega de a Apple controlar o sono dos usuários. Durante muitos anos, o recurso de soneca do iPhone vinha com um padrão fixo de 9 minutos — sem qualquer possibilidade de ajuste. Mas com o iOS 26, a Apple liberou finalmente a personalização do intervalo entre um despertar e outro, permitindo que o usuário defina o tempo conforme suas preferências, entre 1 e 15 minutos. Para ajustar, basta abrir o app Relógio, configurar o alarme e tocar em “Opções de Soneca”. Depois, é só escolher o intervalo de tempo ideal para você.
iOS 26 permite personalizar o intervalo de tempo no modo soneca
Divulgação/Unsplash (KATRIN BOLOVTSOVA)
Com informações de MakeUseOf
Mais do TechTudo
Veja também: Seu iPhone terá iOS 26? Veja tudo que você precisa saber sobre o novo sistema!
Seu iPhone terá iOS 26? Veja tudo que você precisa saber sobre o novo sistema!