A linha iPhone 17 estreou em setembro deste ano com uma série de novidades de hardware para os celulares. Entretanto, a Samsung, fabricante sul-coreana concorrente direta da Apple, já havia introduzido muitas dessas tecnologias anos antes em diferentes smartphones do seu catálogo. Um exemplo é o lançamento do iPhone Air, modelo ultrafino com apenas 5,6 milímetros (mm) de espessura. Apesar de inédito entre os iPhones, o conceito de celular slim foi explorado pela Samsung primeiro, com o lançamento do Galaxy S25 Edge em maio deste ano.
🔎 iPhone 17: veja preço e ficha técnica do lançamento da Apple
➡️ Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Outra novidade que agradou os usuários foi o upgrade na taxa de atualização da tela do iPhone 17 básico, que agora se equipara aos modelos Pro e tem 120 Hz. A Samsung, em contrapartida, já equipa celulares intermediários com essa tecnologia há anos. Na lista a seguir, o TechTudo reúne cinco inovações da Apple que chegaram com um certo atraso. Confira.
Saiba-mais taboola
Galaxy S25 Edge: celular ultrafino da Samsung foi lançado antes do iPhone Air
Ana Letícia Loubak/TechTudo
📝 Estou pensando em trocar meu iPhone (iOS) por um Android. Vale a pena? Responda no Fórum do TechTudo
Inovação? 5 ‘novidades’ do iPhone 17 que a Samsung lançou bem antes
Nesta lista você vai conhecer novidades da Apple que estrearam no iPhone 17, mas já existiam nos celulares da Samsung há tempos. Confira o índice completo abaixo.
Celular ultrafino
Zoom óptico de 8x
Câmara de vapor
Tela antirreflexo
Tela com taxa de atualização de 120 Hz no modelo mais básico
1. Celular ultrafino
Confirmando rumores e expectativas, o iPhone Air foi um dos grandes lançamentos da Apple neste ano. Apesar do ineditismo para a marca estadunidense, para a Samsung isso não é novidade. O primeiro telefone slim da fabricante sul-coreana de que se tem registro é o Samsung X820, lançado em 2006. Trata-se de um telefone de botão com apenas 6,9 mm de espessura — algo impressionante para a época, quando os populares “tijolões” ainda dominavam o mercado.
No ano seguinte, a sul-coreana lançou o Samsung U100 (Ultra Edition 5.9), um telefone com design deslizante que, como o nome sugere, tinha 5,9 mm de espessura. Quase duas décadas depois, a Samsung voltou a apostar na tendência e trouxe ao mercado o Galaxy S25 Edge, smartphone ultrafino com corpo de 5,8 mm que antecedeu o lançamento do iPhone Air.
Lateral do Galaxy S25 Edge, celular ultrafino da Samsung com 5,8 mm
Ana Letícia Loubak/TechTudo
2. Zoom óptico de 8x
O zoom óptico de 8x é uma das novidades trazidas pela Apple para o conjunto fotográfico do iPhone 17 Pro Max. Com ele, é possível aproximar a foto, usando a lente periscópica, em até 8x sem perda de qualidade, diferente do que ocorre com o zoom digital. Inédita nos iPhones, a tecnologia já havia aparecido muito antes em celulares da Samsung.
O Galaxy S21 Ultra, lançado em 2021, tinha uma lente periscópica com zoom óptico de 10x. Apesar da capacidade de aproximação superior, a lente tem resolução inferior à dos iPhone Pro: são 10 MP contra 48 MP, o que garante às fotos do celular da Apple maior nitidez.
Galaxy S21 Ultra tem câmera com zoom óptico de 10x
Thássius Veloso/TechTudo
A configuração permaneceu na linha até o Galaxy S24 Ultra, quando a Samsung trocou a lente periscópio de 10 MP por uma lente periscópio de 50 MP com zoom óptico de 5x e zoom de qualidade óptica de até 10x.
Galaxy S24 Ultra tem câmera periscópio com zoom de até 10x
Ana Letícia Loubak/TechTudo
3. Câmara de vapor
A câmara de vapor é um sistema de dissipação de calor que espalha o calor gerado pela CPU para manter a temperatura estável em situações de alto desempenho, como jogos pesados ou gravação de vídeos em alta resolução. A Apple adotou essa tecnologia no iPhone 17 Pro Max, apresentando uma versão própria com soldagem a laser, estrutura em alumínio e otimização específica para o chip A19 Pro.
Apesar disso, a solução não é inédita no mercado: a Samsung já utiliza câmaras de vapor há anos, pelo menos desde a linha Galaxy S23, que chegou ao mercado com a tecnologia Vapor Chamber para melhorar o resfriamento interno e evitar quedas de desempenho. Além disso, a câmara de vapor também aparece em modelos mais baratos, como o Galaxy A56 e o Galaxy A36, que pertencem à categoria de celulares intermediários.
Vapor Chamber é o sistema de dissipação de calor da Samsung estreado no Galaxy S23
Reprodução/Samsung
4. Tela antirreflexo
Entre as novidades do iPhone 17 também está o revestimento antirreflexo na tela dos modelos Pro — iPhone 17 Pro e iPhone 17 Pro Max — e no ultrafino iPhone Air. Embora o recurso seja inédito para os usuários da Apple, quem já utilizava celulares topo de linha da Samsung está familiarizado com a tecnologia, que dispersa a luz incidente, impedindo que ela reflita diretamente para os olhos. Em 2024, a fabricante sul-coreana lançou o Galaxy S24 Ultra com o revestimento antirreflexo DX e manteve a tecnologia como padrão no Galaxy S25 Ultra.
Tela do Galaxy S25 Ultra tem tecnologia antirreflexo
Rubens Achilles/TechTudo
5. Tela com taxa de atualização de 120 Hz no modelo mais básico
Até o iPhone 17, os modelos mais básicos da Apple tinham tela com taxa de atualização de apenas 60 Hz. Apesar de o display ser de alta qualidade, a frequência inferior incomodava os usuários, já que é possível encontrar modelos básicos e intermediários de outras marcas com 90 Hz ou mais. Nos lançamentos deste ano, a empresa equiparou os modelos básicos aos Pro e trouxe a taxa de atualização de 120 Hz para todos, garantindo maior fluidez na reprodução de mídias e navegação.
Galaxy M34 tem tela de 120 Hz
Mariana Saguias/TechTudo
A Samsung, por sua vez, equipa há anos até mesmo seus celulares intermediários com telas de alta frequência. O Galaxy A54 e o Galaxy M54, lançados em 2023, são alguns exemplos. Na linha premium Galaxy S, o modelo de entrada S22, lançado em 2022, também já vinha com display de 120 Hz.
Com informações de Samsung (1 e 2) Apple, NewAtlas, Mobile Mentalism
🎥 Preço do iPhone 17 revelado no Brasil! Veja quanto ficou
Preço do iPhone 17 revelado no Brasil! Veja quanto ficou