Morre aos 89 anos o multi-instrumentista Hermeto Pascoal
O compositor e multi-instrumentista alagoano, Hermeto Pascoal, faleceu aos 89 anos, cercado pela família e por companheiros de música. A causa da morte não foi informada.
Hermeto Pascoal foi uma lenda da música nacional, com mais de sete décadas de carreira marcada pela criatividade e exploração musical em diversos gêneros, do jazz ao samba e o forró. Ele era autodidata e só começou a escrever partituras aos 41 anos.
Carreira e Legado
Hermeto Pascoal foi um artista versátil, que soube levar adiante os sons da natureza e as tradições brasileiras. Ele foi vencedor por três vezes do Grammy Latino e se apresentou em diversos palcos ao longo de sua carreira, incluindo uma turnê pela Europa em 2025.
Ele também foi homenageado pela Womex Awards, a Exposição Mundial de Música, uma das mais importantes feiras do mercado global. Em 2023, se apresentou no The Town, em São Paulo.
Homenagens e Reações
O Ministério da Cultura e o presidente Lula publicaram notas de pesar. Lula lembrou que, em 2010, teve a honra de condecorar Hermeto com a Ordem do Mérito Cultural. Ele também escreveu que Hermeto sempre “ensinou a não deixar a tristeza dominar” e que o Brasil “se despede com gratidão deste grande artista”.
Hermeto deixa seis filhos, treze netos e dez bisnetos. O velório será realizado nesta segunda-feira, dia 15, na Areninha Cultural Hermeto Pascoal, em Bangu, Rio de Janeiro, próximo ao bairro onde ele morou boa parte da vida. O velório será aberto ao público, das duas da tarde às nove da noite.
- Idade: 89 anos
- Cause da morte: não informada
- Carreira: mais de sete décadas
- Prêmios: três vezes vencedor do Grammy Latino
- Última apresentação: turnê pela Europa em 2025
Este resumo foi gerado por IA.