bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 18:35
Temperatura: 9.1°C
Probabilidade de chuva: 1%

O que a proibição da União Europeia ao TPO, ingrediente presente na esmaltação em gel, significa para a sua manicure


A partir de 1º de setembro, a União Europeia (UE) proibiu a venda ou o uso de todos os esmaltes que contêm o ingrediente TPO. O bloco classificou a substância como CMR (cancerígena, mutagênica e reprotóxica), o que significa que pode causar câncer, promover alterações permanentes no material genético ou levar a problemas reprodutivos e fetais. O Reino Unido também parece pronto para seguir o exemplo em breve. Para quem está se perguntando, aqui está o que a mudança significa para sua manicure quinzenal.
O que é TPO?
“TPO, ou óxido de trimetilbenzoil difenilfosfina, é um ingrediente-chave encontrado em muitos produtos em gel, especialmente top coats”, explica a manicure das celebridades Michelle Class. O TPO não está presente em esmaltes comuns que secam ao ar livre. “Ele é o fotoiniciador que reage à luz UV ou LED, transformando o gel macio e não curado no acabamento brilhante que tanto amamos”.
Espera-se que o TPO também seja banido no Reino Unido a partir do final de 2026 ou início de 2027, devido a preocupações contínuas sobre o potencial de causar problemas de fertilidade. Pesquisas realizadas em ratos descobriram que, quando a substância era ingerida, surgiam dificuldades reprodutivas e efeitos negativos nos sistemas endócrinos (hormonais). “Por causa dessas questões, o órgão regulador da UE decidiu proibir o TPO”, diz Claire Aggarwal, CEO da marca Bio Sculpture, exclusiva do Reino Unido. De fato, o bloco chegou ao ponto de rotular o TPO como um “ingrediente reprotóxico”, o que significa que foi comprovado que afeta negativamente a capacidade de reprodução e pode prejudicar o desenvolvimento de qualquer descendente.
Saiba mais
O TPO é perigoso para humanos?
“Precisamos estar cientes, porém, de que esses problemas surgiram apenas quando o TPO foi ingerido”, ressalta Aggarwal. “Fora da UE, ainda existem muitos produtos no mercado – e de grandes marcas – que não são isentos de TPO. Portanto, se você tem algum problema com seu sistema endócrino ou, talvez, esteja tentando engravidar, escolher uma marca que não contenha a substância pode ser aconselhável”.
Com toda essa preocupação, por que o TPO tem sido usado há tanto tempo? Em grande parte por sua eficácia em criar um acabamento rígido e resistente e, principalmente, por sua baixa taxa de amarelamento. O amarelamento pode ocorrer com alguns top coats após a cura, dando às unhas uma tonalidade indesejada e levemente desbotada. Além disso, o risco representado por esmaltes que contêm TPO é baixo.
“O TPO está sendo proibido na UE porque cientistas descobriram que ele pode ser prejudicial se usado em quantidades muito altas por um longo período”, explicou Nalia Dinani, dermatologista consultora do Royal University Hospital em Bath, em um podcast da BBC Sounds em agosto. “O risco real é provavelmente muito baixo, mas a legislação da UE determina que, se um produto químico for rotulado como possivelmente prejudicial, ele não pode ser usado em cosméticos”.
O que vai mudar?
“Marcas importantes sabem dessa decisão há muito tempo”, diz Aggarwal, “e, portanto, dedicaram bastante esforço à reformulação e testes. Desse modo, não deve haver diferença no desempenho do produto”.
Para as marcas que agora estão lutando para cumprir as novas regras — a UE disse que todos os produtos que contêm TPO devem ser descartados, mesmo que sejam novos ou recém-abertos — há uma chance de que alguns esmaltes estejam fora de estoque ou não possam ser usados ​​enquanto passam pelo processo de reformulação.
Há vozes dissidentes recorrendo da decisão da UE, argumentando que a ciência não reflete como o TPO é usado em produtos para unhas. “Por enquanto, os consumidores devem saber que as marcas de gel trabalham em estreita colaboração com químicos internos para garantir fórmulas seguras e eficazes”, explica Class.
Revistas Newsletter
O que é TPO-L?
Uma versão modificada do TPO, o TPO-L, é um agente de cura (fotoiniciador) legalizado para uso nos EUA, Reino Unido e UE. Químicos substituíram um anel de benzeno na estrutura antiga e proibida do TPO por um grupo etóxi (um grupo etila ligado a um átomo de oxigênio) para criar o TPO-L. “Se você vir TPO-L listado em um rótulo de ingredientes, essa versão continua segura para uso”, diz Class.
Esta matéria foi publicada originalmente no site da Vogue US com o título: “What The EU’s TPO Ban Means For Your Gel Manicure”
Canal da Vogue
Quer saber as principais novidades sobre moda, beleza, cultura e lifestyle? Siga o novo canal da Vogue no WhatsApp e receba tudo em primeira mão!