Volumes, sobreposições, mix de texturas, cores… Visitar o perfil destas mulheres com mais de 50 anos é um delicioso sopro de liberdade fashion. Desafiando o que para muitos seria a cartilha da moda para mulheres maduras, elas desfilam mais do que estilo, elas propõem uma nova maneira de viver.
E é justamente aí que elas se tornam tão relevantes. Porque, mais do que a moda em si, o que elas mostram com seus looks é que as escolhas são feitas pensadas no que elas gostam, no que elas acham que fica bem, no que elas aprenderam ao longo dos anos sobre o corpo delas.
Não se trata de seguir tendências pura e simplesmente. Trata-se de identidade. “Vista a roupa. Use do seu jeito. O gosto dos outros não é o seu — e é aí que mora a beleza”, diz Denise Boomkens, fotógrafa holandesa de 50 anos, autora do livro AndBloom – The Art of Aging Unapologetically (Florescer – A Arte de Envelhecer Sem Ter de Pedir Desculpas, em tradução livre) e dona do perfil @and.bloom, onde compartilha, além dos seus looks irresistíveis, ótimas reflexões sobre a maturidade.
Initial plugin text
Entre looks de alfaiataria nada óbvios (listras, gravata com estampa de margaridas, chapéu), saias de tule e combinação de cores vibrantes, a stylist britânica Jordan Trent (@theelegantstylist), 59, dividi suas produções cheias de personalidade em seu perfil. “Hoje, as mulheres com mais de cinquenta anos ainda não são vistas como vibrantes e elegantes. Mas isso está mudando, e eu queria fazer parte disso! Mostrar às mulheres que o estilo não tem idade”, declara.
Jordan Trent
Reprodução/ Instagram (@theelegantstylist)
Com peças vintage e second hand, a dinamarquesa Mette Sorrig (@msorrig), 55, está dando uma nova cara ao estilo escandinavo chic. “Combino texturas, padrões e eras. Gosto de unir conforto, criatividade e influência vintage”, descreve sobre seus looks. Em seu perfil, espere encontrar grandes proporções, muitas camadas e uma infinidade de estampas — tudo junto e misturado.
Initial plugin text
Com mais de 2 milhões de seguidores no Instagram, a libanesa Grece Ghanem (@greceghanem), 60, que atualmente mora em Montreal, no Canadá, é figurinha carimbada em eventos de moda, como o último Copenhagem Fashion Week. Seu estilo é uma união de tudo o que ela gosta, independentemente se ser ou não a it-peça da temporada. “Preste atenção em si mesma. Eu odeio quando as pessoas impõem regras e decidem por você”, declara. Para ela, usar um t-shirt divertida, um maxi casaco animal print ou um vestido de noite tem o mesmo peso. Todos são uma forma de expressão.
Initial plugin text
A filipina Tessi Signson, 71, já frequentou as páginas de Vogue e descreve seu estilo como minimalista e andrógeno, o que, aliás, inspirou o nome do seu perfil do Instagram @lolaandrogynous. “Quem eu sou hoje é o resultado das minhas escolhas e erros no mundo da moda”, diz. “Não leve a moda muito a sério. Divirta-se sempre. Seja você mesmo. Não tenha medo de experimentar algo novo ou diferente.”
Initial plugin text