O Zoológico John Ball, em Grand Rapids, Michigan, nos Estados Unidos, anunciou na última sexta-feira (5) o nascimento de um filhote de hipopótamo-pigmeu (Choeropsis liberiensis), o primeiro da espécie a vir ao mundo no local. O pequeno nasceu no dia 3 de setembro, com cerca de 5 quilos, e é filho de Penelope e Jahari, que se tornam pais pela primeira vez.
Leia mais notícias:
“Uma pequena explosão de alegria chegou ao zoológico”, escreveu a equipe do local em comunicado nas redes sociais. “Estamos muito felizes em anunciar o nascimento do nosso filhote de hipopótamo-pigmeu! Este é um momento histórico, já que se trata do primeiro da espécie nascido aqui.”
Veja abaixo a postagem feita pelo zoológico:
Initial plugin text
Segundo o zoológico, tanto a mãe quanto o filhote estão sob observação cuidadosa nos bastidores, enquanto criam laços, e passam bem.
O nascimento é especialmente significativo, porque o hipopótamo-pigmeu é uma espécie ameaçada de extinção, com menos de 2.500 indivíduos estimados na natureza, segundo consta na lista vermelha da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais). “Cada nascimento é um passo vital para a conservação”, reforçou a equipe.
Essa espécie tem origem nas florestas da África Ocidental e é considerada um parente menor e mais discreto do hipopótamo-comum (Hippopotamus amphibius), apresentando hábitos solitários e noturnos. Entre os motivos para estar ameaçada de extinção, estão a caça e captura, exploração madeireira, mineração e agricultura em seu habitat.
Apesar de ter um comportamento reservado, hipopótamo-pigmeu vem conquistando cada vez mais atenção no cenário internacional. Em 2024, por exemplo, a fêmea Moo Deng, nascida no Zoológico Aberto de Khao Kheow, na Tailândia, tornou-se um fenômeno ao viralizar no TikTok, alcançando fama mundial.