Em notícias de moda, Parlamentares bolsonaristas e do Centrão estão pressionando o presidente da Câmara, Hugo Motta, para definir um relator para o projeto de anistia que pode beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro. A oposição tenta aprovar uma versão ampla que incluiria a recuperação da inelegibilidade de Bolsonaro e um perdão a uma eventual condenação na trama golpista. Motta sofre pressões em direções opostas, com o governador Tarcísio de Freitas cobrando a pauta do texto, enquanto a ministra Gleisi Hoffmann articula contra o projeto.
A tendência é que a anistia não avance esta semana, apenas sendo discutida após o julgamento da trama golpista. O líder do PL, Sóstenes Cavalcante, disse que vai realizar reuniões com Motta e líderes partidários para tentar chegar a um acordo sobre o relator do texto.
A Câmara ampliou a pressão para o projeto, com cúpulas nacionais do PP, União Brasil e Republicanos apoiando abertamente um texto que pode auxiliar Bolsonaro. No entanto, há divisão dentro de alguns partidos, como o PSD e o MDB, sobre o apoio à anistia.
Leia o original no Bukib: abrir post
Este resumo foi gerado por IA e pode conter imprecisões; confira o original.