Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
Para Yamini Rangan, CEO da HubSpot, o marketing digital atravessa uma mudança sem precedentes. Por décadas, o SEO (Search Engine Optimization) foi a base para atrair visitantes a sites e blogs corporativos. Agora, com a ascensão da inteligência artificial e a consolidação dos mecanismos de resposta, o jogo mudou. “O caminho de crescimento que todos nós seguimos não está mais funcionando. Os clientes não estão mais buscando informações, eles estão fazendo perguntas, ninguém quer acessar 10 links, eles querem apenas uma resposta confiável”, afirmou a executiva durante a abertura do Hubspot Inbound 2025, em São Francisco.
O impacto já é visível no Brasil. Segundo a Conversion, 86% das empresas registraram aumento no custo por clique (CPC). Em 2025, o tráfego orgânico da Amazon, ao longo da preparação para o Prime Day, maior evento de vendas da companhia no país, caiu 27%, de acordo com a agência Macfor.
Rangan chama esse cenário de “apocalipse do tráfego”: “60% das buscas no Google terminam em zero cliques. Seu conteúdo não está ruim, mas o link da busca para o seu blog simplesmente sumiu.”
Diante desse colapso, a executiva propõe o AEO como resposta. “Fazer AEO é bem diferente de fazer SEO. SEO tem tudo a ver com ranqueamento. AEO significa ser parte da resposta. Não buscamos cliques. Construímos credibilidade.”
O Answer Engine Optimization (AEO), ou “Otimização para Mecanismos de Resposta”, busca tornar marcas e conteúdos visíveis dentro das respostas geradas por assistentes de IA devido à confiabilidade da fonte. Enquanto o SEO foca em ranquear páginas em buscadores e o GEO (Generative Engine Optimization) trabalha para adaptar conteúdos aos modelos generativos.
Em resumo:
- O SEO depende de palavras-chave, backlinks e meta tags;
- O GEO utiliza prompts, dados estruturados e estratégias para treinar modelos;
- O AEO exige autoridade, clareza e repetição em canais de alta credibilidade.
No entanto, a estratégia da HubSpot para a era da inteligência artificial vai além do AEO, a empresa propõe um novo manual de crescimento, em vez do tradicional “funil”, a resposta está no “Loop”, um ciclo contínuo de quatro etapas — “Expressar, Adaptar, Amplificar e Evoluir”.
O passo a passo do Loop é descrito da seguinte forma:
- Expressar: defina o tom, identidade e ponto de vista da sua empresa e produto antes de aplicar a IA;
- Adaptar: personalize mensagens com base em dados, comportamento e intenção do seu cliente ideal. Expanda a produção por meio da IA;
- Amplificar: diversifique canais, crie conteúdo personalizado para o TikTok, Reddit, YouTube, podcasts, Instagram e também para os mecanismos de resposta de IA;
- Evoluir: use a inteligência artificial para medir resultados, prever respostas e ajustar campanhas em tempo real, abandone ciclos longos e inflexíveis.
com.br/">Forbes Brasil.