As premiações podem já não ter o mesmo impacto caótico e imprevisível de outras décadas — talvez seja efeito da nostalgia millennial —, mas o VMA deste ano, que aconteceu na noite deste domingo (07.09), teve seus grandes momentos. Ricky Martin recebeu o primeiro Latin Icon Award da história e relembrou os anos 2000 com um medley animado. Mariah Carey, homenageada com o Video Vanguard Award, apresentou um set repleto de hits e vocais afinadíssimos. Já Lady Gaga apareceu direto do Madison Square Garden, onde realizava o show de sua nova turnê, e estreou uma música inédita no palco. A seguir, reunimos os principais destaques da noite — das performances às homenagens:
Mariah Carey, a nossa diva
Mariah Carey
Getty Images
Mariah Carey recebeu o tradicional Video Vanguard Award, entregue por Ariana Grande, que fez um discurso emocionado destacando a importância de Mariah para sua própria carreira e para a história do pop: “Ela não tem limite no seu talento e tem causado impacto na história da música com seu som. Seus clipes se tornaram um manual para todos os outros que vieram. Hoje celebramos ela por nos doar a trilha sonora de nossas vidas.” Mariah subiu ao palco e entregou um medley impecável de clássicos e faixas mais recentes: começou com “Sugar Sweet”, passou por “Heartbreaker”, “Honey”, “Obsessed”, “It’s Like That”, “Type Dangerous” e encerrou com “We Belong Together”. Ao final, comentou: “Não acredito que estou recebendo o meu primeiro VMA da minha carreira. Estar aqui me traz memórias incríveis… como quando eu e Whitney nos apresentamos com aquele vestido incrível. Foi um momento.”
O ícone latino Ricky Martin
Ricky Martin
Getty Images
Ricky Martin foi homenageado com o primeiro Latin Icon Award da história do VMA. Antes de receber o prêmio das mãos de Jessica Simpson, subiu ao palco com um medley de sucessos — incluindo “Livin’ La Vida Loca” — que relembrou sua fase pop global nos anos 2000. Em um discurso emocionado, falou sobre sua trajetória de 40 anos na música: “Sou viciado em aplauso e é por isso que continuo trabalhando. Já são 40 anos. Comecei quando era um bebê. A gente só queria juntar países, romper barreiras e continuar a manter a música viva.” Ele ainda dedicou o prêmio aos filhos, dizendo: “Tudo que eu faço é com vocês no meu coração.”
Busta Rhymes representando o hip-hop
Busta Rhymes
Getty Images
Busta Rhymes foi reconhecido com o Rock the Bells Visionary Award e fez uma performance intensa antes de receber o troféu. A homenagem destacou sua contribuição ao hip-hop e sua capacidade de atravessar décadas mantendo presença e relevância. No palco, entregou energia, rimas afiadas e a presença de palco que o tornou um dos nomes mais respeitados do gênero.
Gaga lá e cá
Lady Gaga transmitiu duas apresentações de seus shows no palco do VMA
Getty Images
Lady Gaga esteve presente na premiação e logo depois correu para o Madison Square Garden, onde apresentava o show de abertura da turnê The Mayhem Ball. Como a cerimônia aconteceu em paralelo ao seu espetáculo, ela recebeu logo no início o troféu de Artista do Ano. No telão do VMA, Gaga entregou uma performance teatral que começou com “Abracadabra”, música da turnê, e em seguida apresentou pela primeira vez sua nova faixa “Dance or Die”, que integra a trilha sonora da série Wandinha. A apresentação misturou elementos sombrios, com uma atmosfera que lembrava um parque de diversões no estilo “noites do terror” e casas mal-assombradas. Ao receber o prêmio, dedicou-o ao público: “Dedico esse prêmio ao público. Vocês merecem um palco para brilhar e aplaudo vocês. Obrigada, little monsters.”
Katseye em dose dupla
Katseye durante apresentação de “Gabriela”
Getty Images
O grupo Katseye, formado por ex-trainees da série Popstar Academy, da Netflix, chamou atenção no VMA com duas músicas de impacto: “Gnarly”, com uma pegada divertida e agressiva, e “Gabriela”, que traz uma vibe latina pop e uma coreografia complexa, que vem viralizando enquanto fãs tentam aprender os passos. Provavelmente você já viu o comercial em que elas e outras integrantes aparecem dançando de jeans ao som de “Milkshake”, de Kelis — um viral que ajudou a projetar ainda mais o grupo de seis integrantes.
Mais em Globo Condé Nast
Canal da Vogue
Quer saber as principais novidades sobre moda, beleza, cultura e lifestyle? Siga o novo canal da Vogue no WhatsApp e receba tudo em primeira mão!