bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 07:43
Temperatura: 3.3°C
Probabilidade de chuva: 0%

Esses recursos do ChatGPT o tornam 10 vezes mais útil; saiba quais


O ChatGPT consegue se tornar uma ferramenta ainda mais útil para ajudar em atividades do cotidiano com uso de alguns recursos que nem todos os usuários conhecem. O chatbot de inteligência artificial da OpenAI tem funcionalidades que facilitam a rotina de estudos e de trabalho e auxiliam em tarefas que envolvem criatividade e organização. A seguir, o TechTudo selecionou quatro funções do ChatGPT que podem ser aplicadas de maneira prática no dia a dia para otimizar tempo e obter resultados satisfatórios com a IA. Confira.
🔍 Tentei organizar minhas finanças com ChatGPT e Gemini; saiba quem fez melhor
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
ChatGPT pode ser uma ótima ferramenta para estudo, criação de imagens e outras atividades
Mariana Saguias/TechTudo
📝 Vale a pena usar o ChatGPT para estudar? Confira no Fórum do TechTudo
1. Modo Estudo
Com o modo estudo ativado, escreva o prompt para o ChatGPT
Reprodução/Thaisi Carvalho
Com o recurso “Modo Estudo”, os usuários conseguem transformar o ChatGPT em um tutor capaz de ensinar diversos assuntos. O diferencial desta funcionalidade é que ela estimula o aprendizado e a interação do estudante, e não apenas entrega respostas prontas e completas para uma pergunta ou solicitação – como a IA costuma fazer normalmente. Na prática, essa função faz com que o internauta reflita sobre um tema para compreender o que está estudando. Dessa forma, o recurso é útil para estudar para provas, exames, fazer lição de casa ou trabalho acadêmico.
Ao acessar o ChatGPT, a pessoa pode escrever um comando como: “Quais são os principais períodos da história do Brasil?” e tocar na opção “Estudar”. Em vez de somente responder à pergunta, a IA vai trazer novos questionamentos e dicas para ajudar a pessoa a estudar sobre o tema solicitado. É possível pedir explicações passo a passo ou solicitar que a IA crie testes sobre determinado tema, por exemplo, auxiliando na compreensão dos conteúdos.
2. Estilos de criação de imagens
ChatGPT possui estilos de geração de imagens
Reprodução/Thaisi Carvalho
Outra função útil do ChatGPT são os estilos prontos para quem deseja criar imagens com uso de IA, já que eles ajudam em tarefas que envolvem criatividade. Dessa forma, a pessoa pode escrever um comando com foco nos elementos que devem aparecer na imagem, mas sem a necessidade de detalhar o estilo. Para isso, basta tocar em uma das opções disponíveis: anime, cyberpunk, retrato dramático, livro de colorir, ensaio fotográfico, desenho retrô, glam anos 80, art noveau ou synthwave.
Ao enviar um prompt como, por exemplo, “Crie uma imagem de uma garota jovem, sorrindo, com cabelos loiros, óculos escuros e vestido azul”, a pessoa pode tocar no estilo preferido, para que o ChatGPT retorne a imagem já com as principais características deste estilo. Dessa forma, não é necessário enviar detalhes do estilo da imagem, já que a IA pode fazer isso automaticamente.
3. Canvas
O Canvas facilita a edição e revisão de conteúdos no ChatGPT
Divulgação/OpenAI
O Canvas é um recurso do ChatGPT que preenche a lacuna entre o bate-papo e a edição de documentos. Ou seja, ele disponibiliza um espaço totalmente dedicado a essa finalidade dentro da própria IA, para que o usuário consiga editar o material diretamente na plataforma, em vez de copiar e colar o texto em outro lugar. Essa funcionalidade pode ser útil para manter a organização, sobretudo em relação aos documentos longos.
Além disso, o Canvas tem vários recursos para ajudar o usuário, como a possibilidade de sugerir edições e melhorias para o material; ajustes de comprimento para aumentar ou diminuir conteúdos; nível de leitura para adaptar a complexidade do texto ao público-alvo; opções de formatação em negrito, itálico e alterações no tamanho da fonte, entre outras. O Canvas suporta exportação para PDF, Word, arquivos markdown e outros formatos.
4. Conectar aplicativos externos
É possível conectar aplicativos como Google Drive e OneDrive ao ChatGPT
Reprodução/Thaisi Carvalho
Também é possível conectar aplicativos externos ao ChatGPT, o que melhora o fluxo de trabalho e estudo. Com essa funcionalidade, a pessoa não precisa baixar um arquivo no dispositivo para, em seguida, enviá-lo ao chatbot. Em vez disso, basta tocar no botão “Mais”, localizado na caixa de comandos, e selecionar o aplicativo desejado para enviar os documentos de modo rápido e fácil.
É possível conectar o ChatGPT ao Google Drive, OneDrive ou Sharepoint. Depois, o usuário pode escrever um comando como “Veja os três relatórios em PDF do meu Google Drive e resuma os principais pontos e temas comuns em todos os documentos”. Assim, a IA vai poder acessar os conteúdos para retornar um resultado adequado ao usuário.
Com informações de Make Use Of
Mais do TechTudo
Veja também: Como descobrir quem parou de me seguir no Instagram? Conheça truque do ChatGPT
Como descobrir quem parou de me seguir no Instagram? Conheça truque do ChatGPT