Funcionários do Serviço Arqueológico do Cantão de Berna, na Suíça, encontraram os restos de uma ponte romana de 2 mil anos em um canteiro de obras perto do rio Zihl, em Aegerten. Os achados foram divulgados em comunicado nesta quarta-feira (3).
Leia mais notícias:
Nas escavações, os especialistas identificaram mais de 300 estacas de carvalho que outrora pertenciam aos vãos da ponte. Elas ficaram todos esses anos preservadas em águas subterrâneas.
Escavação mostrando postes de carvalho muito próximos uns dos outros nos vãos da ponte. Uma amostra foi retirada de cada poste para determinação da idade
Serviço Arqueológico do Cantão de Berna, Joel Furrer
A estrutura cruzava o rio Zihle e fazia parte do Jura Transversal romano, uma rede que conectava vias navegáveis e terrestres na região. Os arqueólogos também encontraram inúmeros objetos únicos no antigo leito do rio.
Há cerca de quarenta anos, o Serviço Arqueológico já havia descoberto estruturas militares romanas em Aegerten. Elas ficavam em ambos os lados do rio, que assoreou após a retificação das águas do Jura.
Matthias Bolliger mede os anéis de crescimento de um poste de carvalho no laboratório dendrocronológico do Serviço Arqueológico
Serviço Arqueológico do Cantão de Berna, Markus Leibundgut
Análise das madeiras
Como parte do novo estudo, os especialistas coletaram amostras das estacas da ponte. Uma série de estudos de anéis de árvores realizados no laboratório dendrocronológico do Serviço Arqueológico mostraram que os vãos da construção foram repetidamente reparados ou reconstruídos.
De acordo com as medições atuais, a estrutura mais antiga foi construída por volta de 40 a.C., logo após a conquista romana dos helvécios celtas. Já as seções mais recentes datam de 369 d.C., quando o exército romano, sob o comando do Imperador Valentiniano, protegia cada vez mais a área atrás do Reno Limes, a fronteira norte do Império Romano na época. Isso significa, portanto, que a ponte foi usada por mais de 400 anos.
Peça de madeira com uma lâmina de ferro embutida. Tem 41 cm de comprimento, 7 cm de largura e 5 cm de altura
Serviço Arqueológico do Cantão de Berna, Daniel Marchand
Além disso, os pesquisadores descobriram na areia aluvial vários itens de metal, tais como pregos de sapato, ferraduras, colares, machados, um tridente de pesca, chaves e moedas. Muitos dos objetos foram aparentemente atirados da ponte ao rio ou perdidos.
Graças ao solo úmido e pobre em oxigênio, foi preservada também uma peça de madeira e ferro, que apresentou um nível de preservação excepcional. Agora, os achados, que podem revelar pistas preciosas sobre a vida cotidiana no período romano, seguem sendo conservados e examinados.
 
				