bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 13:16
Temperatura: 14°C
Probabilidade de chuva: 0%

Raro panda-vermelho nasce em zoológico de Nova York (e é adorável)


O Zoológico de Buffalo, em Nova York, nos Estados Unidos, anunciou com entusiasmo o nascimento de um raro panda-vermelho (Ailurus fulgens) no dia 15 de junho. A filhote, que ainda não recebeu nome, é fruto da primeira gestação da fêmea Himalaya, de apenas dois anos, com o macho Mogwai, de quatro anos.
Leia mais notícias:
Seu nascimento representa um marco importante tanto para a instituição quanto para a preservação da espécie no mundo. Vale lembrar que o animal é endêmico da região do Himalaia (Butão, China, Índia, Laos, Nepal e Myanmar) e está sob ameaça de extinção, de acordo com a classificação da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).
Como lembra a National Geographic Brasil, o panda-vermelho, descrito pela primeira vez em 1825, é a única espécie viva de sua família taxonômica, a Ailuridae. Apesar do nome, ele não tem relação direta com o panda-gigante, sendo os seus parentes mais próximos as doninhas e os guaxinins.
Na natureza, o animal enfrenta múltiplas ameaças modernas, como a perda de habitat, as mudanças climáticas, a caça furtiva e o comércio ilegal. Estima-se que restem apenas 2.500 indivíduos selvagens, tendo esse número caído pela metade nos últimos 20 anos.
Início de vida turbulento
Segundo comunicado publicado na quarta-feira (3) pelo Zoológico de Buffalo, apesar da alegria gerada pelo nascimento da filhote de panda-vermelho, os primeiros dias foram desafiadores para a jovem mãe Himalaya, que deu à luz dois bebês, mas apenas um sobreviveu.
Monitorada por câmeras e pela equipe veterinária, a mãe demonstrou cuidado com a nova cria. Mas a inexperiência e a fragilidade da recém-nascida sobrevivente levaram o zoológico a optar pela criação à mão. Desde então, uma equipe dedicada trabalha em turnos 24 horas por dia para garantir a saúde e o desenvolvimento da pequena panda-vermelha.
“Este pequeno filhote já conquistou nossos corações”, afirma Lisa Smith, presidente e CEO do Zoológico de Buffalo, na nota. “Cada passo adiante é um passo para garantir um futuro melhor para os pandas-vermelhos sob nossos cuidados e na natureza”. Veja fotos compartilhadas nas redes sociais:
Initial plugin text
O cuidado é minucioso. No começo do tratamento, a filhote recebia mamadeiras a cada quatro horas, incluindo durante a madrugada, e passava por pesagens e exames diários. Agora, mais forte, ela já começa a se preparar para a introdução de novos alimentos, como frutas e bambu – base alimentar dos indivíduos em idade adulta.
A partir desta quinta-feira (4), o público visitante do zoológico terá a chance de conhecer a pequena, em aparições controladas de uma hora por dia na área dos animais embaixadores. Por enquanto, o contato com os pais ainda não está previsto, já que Himalaya e Mogwai deverão iniciar um novo ciclo reprodutivo em breve.
Nascido em junho, um filhote de panda-vermelho será finalmente apresentado ao público nesta quinta (4)
Buffalo Zoo