bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 08:33
Temperatura: °C
Probabilidade de chuva: %

Mão boa? Horticultor britânico bate 4 novos recordes de frutas e vegetais gigantes


Ter uma “mão boa” para a horticultura exige paciência, flexibilidade e aperfeiçoamento constante de técnicas de plantio e, claro, colheita. De Gloucestershire, no Reino Unido, o horticultor Graham Barratt provou ter um talento impressionante para o cultivo de frutas e vegetais.
No dia 18 de agosto, o Guinness World Records registrou quatro recordes mundiais no nome do britânico: o da maior vagem de ervilha; depois, o da vagem mais longa; então, o de tomate verde mais pesado (tomatillo), até que, finalmente, o de bucha vegetal mais pesada e mais comprida (alcançados na mesma ocasião).

Barratt cultiva vegetais há anos, mas o interesse em competir veio há mais de uma década, quando ele começou a plantar suas frutas e vegetais em uma fazenda comunitária. “Logo me interessei em tentar competir com meus vizinhos de lote e plantei cebolas grandes. O interesse cresceu a partir daí e fiquei viciado desde então”, afirma, em comunicado ao Guinness.
A primavera amena e o verão quente e prolongado do Reino Unido beneficiaram os cultivos de Barratt. O clima, apesar de potencializar o amadurecimento precoce dos produtos hortícolas, também contribuiu para o sucesso no cultivo de vegetais mais exóticos, preferidos do horticultor.
Como horticultor competidor, Graham Barrett costuma variar a espécie que será cultivada ano após ano para conhecer novas técnicas de cultivo de diferentes frutas e vegetais
Reprodução/Guinness World Records
“Depois de tantos anos, é ótimo ter alcançado quatro recordes mundiais em uma única temporada. Isso possivelmente se deve ao fato de eu ter me concentrado em vegetais que seriam divertidos e um teste para cultivar”, declara Barratt. “Ao mesmo tempo, me esforcei muito para adquirir e testar as sementes certas. Cultivar vegetais mais exóticos é um desafio no Reino Unido, mas poder cultivar com excelentes propagadores e em estufas de polietileno é um verdadeiro bônus. Tenho muita sorte.”
Sequência de sucessos
Conquistar quatro recordes mundiais em menos de dois meses é para poucos, mas Graham Barrett é um desses poucos. A sequência de conquistas começou em 2 de junho, quando Sebastian Suski, consultor de hortícolas do Guinness World Records e juiz principal do CANNA UK National Giant Vegetables Championships, registrou o recorde de vagem de ervilha mais longa cultivada, medindo 18 cm.
O tamanho do vegetal surpreende, mas não era inesperado para os cultivadores. A semente veio de uma variedade de vagens conhecida como “JI2144”, enviadas de um lote de amostras vindas da Espanha na década de 1970. O recorde anterior era de 16,5 cm, registrado em 2009.
Medindo 18 cm, a maior vagem de ervilha já cultivada é maior do que um iPhone 16
Reprodução/Guinness World Records
O segundo recorde veio em 11 de julho, com o plantio do tomate verde – conhecido também como tomatillo – mais pesado já registrado, com 140 gramas. Tradicional da culinária mexicana, a fruta cultivada por Barratt é excepcionalmente robusta, sendo quatro vezes maior do que um tomatillo típico e 36 g mais pesado em relação ao recorde anterior, pertencente ao alemão Patrick Teichmann.
O tomatillo mais pesado do mundo
Guinness World Records
Mais tarde, em 28 de julho, o horticultor acertou os últimos dois recordes de uma vez só. As buchas vegetais cultivadas por ele se consagram no livro dos recordes como a maior bucha já registrada (com 1,396 metro) e como a bucha mais pesada do mundo ( 2,86 kg).
Antes de Barratt, a maior bucha do mundo media apenas 10 cm e a mais pesada tinha apenas 0,2 kg
Reprodução/Guinness World Records
Derrotas e conquistas
Os quatro novos títulos podem ser considerados um consolo à Barratt. Em setembro de 2024, o horticultor deteve o recorde de aipo-rábano mais pesado do mundo – com 6,33 kg – por apenas uma semana, até ser arrebatado por Curtis Leach, que cultivou o mesmo vegetal, mas com 6,60 kg.
A competitividade entre os produtores agrícolas incentiva o recordista mundial a se especializar em diferentes cultivos de frutas e vegetais, nunca ficando preso a apenas uma espécie. Mas, ele também reconhece a união que há entre os agricultores: “Você conhecerá uma ótima família de produtores que competirá com você, mas também lhe dará apoio, ao mesmo tempo em que compartilhará seu sucesso, quando eles tiverem contribuído para o compartilhamento de sementes e/ou conhecimento”, ele afirma. “Ver o interesse e os sorrisos que os vegetais gigantes despertam nos rostos das famílias nas feiras é um verdadeiro prazer”.