Columbus, Ohio
Hora local: 03:28
Temperatura: 10.1°C
Probabilidade de chuva: 0%

Como baixar o Windows 11? Conheça 4 maneiras fáceis e seguras


A Microsoft deixará de oferecer suporte ao Windows 10 a partir de outubro de 2025. Por esse motivo, a recomendação geral é procurar formas de atualizar o computador para a versão atual. Felizmente, o processo não é muito complicado. É possível baixar o Windows 11 de forma gratuita e segura por meio de métodos oficiais da Microsoft, seja como uma mera atualização do Windows 10 ou baixando do zero, com o uso de ferramentas como a Windows installation Media Creation Tool. O TechTudo elaborou este tutorial para garantir uma experiência segura ao baixar a versão mais moderna do sistema operacional. A seguir, descubra se a máquina tem os requisitos mínimos de compatibilidade e aprenda como baixar o Windows 11.
🔎 Como conseguir uma licença do Windows 11? Veja passo a passo
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Windows 11 passa a ser o único sistema operacional com suporte oficial a partir de outubro
Laura Storino/TechTudo
📝 Disco rígido externo não funciona no Windows 11? Saiba o que fazer no Fórum do TechTudo
Pré-requisitos do Windows 11
Antes de baixar o Windows 11, verifique se seu computador atende aos requisitos mínimos de hardware. Essas especificações incluem processador de 64 bits com pelo menos dois núcleos e 1 GHz de clock, 4 GB de RAM, 64 GB de armazenamento e firmware com Secure Boot habilitado. A Microsoft também exige uma placa de vídeo compatível com DirectX 12 e tela de no mínimo 720p.
Dispositivos que não atendem a esses requisitos podem enfrentar problemas de compatibilidade, instabilidade e falta de atualizações de segurança. A Microsoft não recomenda a instalação em hardware incompatível, mas oferece um método alternativo via registro do Windows para usuários avançados, desde que eles assumam responsabilidade pelos riscos envolvidos.
Atualização do Windows Update ou Assistente de Atualização
Nas configurações, acesse Windows Update e veja se há alguma atualização disponível
Reprodução/Thaisi Carvalho
A maneira mais segura e integrada para obter o Windows 11 é por meio do Windows Update, disponível para PCs com Windows 10 que atendem aos requisitos de hardware. Acesse Configurações, Atualização e Segurança e Windows Update. Em seguida, e clique em “Verificar atualizações”. Se elegível, a opção “Atualização do Windows 11 disponível” aparecerá. Caso contrário, é possível baixar o Assistente de Atualização do Windows 11 no próprio site da Microsoft e seguir um processo bastante similar.
Em seguida, basta seguir os passos do próprio sistema para ter acesso à nova versão, sem grandes complicações. Esse método é totalmente automático, preserva arquivos e aplicativos e garante que o dispositivo receba suporte contínuo da Microsoft. É a recomendação oficial para transições suaves e sem riscos.
Ferramenta de Criação de Mídia (Media Creation Tool)
A ferramenta oficial permite transformar um pendrive comum em um instalador
Reprodução/Gabriel Mattos
A Ferramenta de Criação de Mídia é a solução ideal para usuários que precisam de maior flexibilidade, como aqueles que desejam realizar uma instalação limpa, reinstalar o Windows para solucionar problemas graves ou instalar o sistema operacional em um PC diferente. Este é um programa oficial da Microsoft que permite transformar um pen drive comum em um pen drive de boot, pronto para plugar no PC antes da inicialização para começar o processo de instalação.
Para preparar o seu pen drive, acesse a página de download do Windows 11, clique em “Baixar Agora” na seção correspondente. Quando a transferência for concluída, basta executar o arquivo “MediaCreationToolW11.exe”. O assistente lhe guiará pela verificação de compatibilidade, download dos arquivos e criação da mídia de instalação. Essa opção é ideal para quem prefere uma abordagem automatizada e segura, evitando risco de fontes não oficiais, mas exige um pen drive de 8 GB para transferir os arquivos do sistema.
Baixar uma Imagem de Disco do Windows 11
Baixe o arquivo ISO do Windows 11 no site da Microsoft
Reprodução/Caroline Silvestre
O download direto do arquivo ISO é a opção mais poderosa e flexível da lista, reservada para profissionais de TI, desenvolvedores, usuários que criam máquinas virtuais ou aqueles que precisam de uma cópia verificada offline para implantações personalizadas. A ISO é uma imagem digital do disco de instalação, sendo o mesmo arquivo que se encontraria em um CD-ROM, o que torna a instalação prática para quem sabe o que está fazendo.
Para adquirir esse arquivo, acesse a página de download do Windows 11. Escolha a opção “Baixar imagem de disco (ISO)”, defina o idioma do produto se necessário e clique em “Download de 64 bits”. O sistema vai gerar um link de download único, válido por 24 horas. Por se tratar de um arquivo pesado, é necessário garantir uma conexão de internet estável e salvar o arquivo em um local de fácil acesso no computador.
Utilizando o Portal de Avaliação do Windows Insider Program
Para quem quer novidades antes de todo mundo, o Windows Insider é uma alternativa
Reprodução/Gabriel Mattos
Para testar versões pré-lançamento do Windows 11 com novos recursos e possíveis bugs, se inscreva no Windows Insider Program acessando Configurações, depois Windows Update e por fim Programa Windows Insider. Em seguida, vincule sua conta Microsoft e escolha um canal, como o Beta Channel. Após reiniciar, o Windows Update oferecerá a build Insider. Essa opção é voltada para grandes entusiastas e desenvolvedores, por oferecer acesso a novas ferramentas de forma privilegiada. No entanto, não é recomendada para PCs principais devido a possíveis instabilidades.
Com informações de Microsoft

Veja também: Você confia em IA? Alunos revelam se já ‘colaram’ com a ferramenta
Você confia em IA? Alunos revelam se já ‘colaram’ com a ferramenta