bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 10:00
Temperatura: 8.1°C
Probabilidade de chuva: 0%

Mapas mostram impacto de terremoto de magnitude 6,0 no Afeganistão


Um terremoto de magnitude 6,0 deixou ao menos 812 mortos e mais de 2,8 mil feridos no leste do Afeganistão, na madrugada desta segunda-feira (1). O tremor atingiu as províncias de Kunar e Nangarhar, região montanhosa e de difícil acesso próxima à fronteira com o Paquistão, já castigada por enchentes nos últimos dias.
Leia mais notícias:
Segundo informações do G1, o USGS (Serviço Geológico dos Estados Unidos) disse que o abalo ocorreu a 8 km de profundidade, o que potencializou os danos em casas de barro e pedra. O terremoto foi seguido por cinco tremores secundários, com magnitudes variando de 4,3 a 5,2, que aumentaram o medo da população e dificultaram os trabalhos de resgate.
As equipes de emergência, apoiadas por helicópteros, ainda buscam sobreviventes entre os escombros, enquanto o governo talibã e a ONU pedem ajuda internacional. Socorristas estão em vilarejos inteiros, ajudando centenas de feridos que tiveram de ser levados para hospitais regionais, que já operam no limite.
O Afeganistão está localizado na cordilheira Hindu Kush, uma das zonas sísmicas mais ativas do planeta. Ali, a colisão das placas tectônicas da Índia e da Eurásia torna comuns os terremotos superficiais, capazes de causar grande destruição. Somente no ano passado, outro tremor de forte intensidade matou mais de mil pessoas no oeste do país.
Mapas mostram a destruição
O mapa a seguir, “ShakeMap”, desenvolvido pelo projeto de ciência cidadã Earthquake Network, indica o epicentro do terremoto de magnitude 6,0 (registrado às 19h17 UTC) a aproximadamente 25 km de Asadabad. As cores (do azul ao amarelo) representam a variação da intensidade do tremor, com a área central, em amarelo, correspondendo às regiões mais fortemente afetadas. Veja:
ShakeMap indicando o epicentro do terremoto de magnitude 6,0 (registrado às 19h17 UTC) a aproximadamente 25 km de Asadabad, no leste do Afeganistão.
Earthquake Network / @SismoDetector
Já este mapa abaixo foi elaborado pelo Serviço Nacional de Sismologia da Índia. Ele conta que um tremor magnitude 2,6 ocorreu hoje (1) às 15h56 (horário IST, o que corresponde a 07h26 em Brasília), com epicentro na latitude 26,37°N e longitude 93,09°E, a uma profundidade de 5 km, na região de Karbi Anglong, Assam.
Mapa do Serviço Nacional de Sismologia da Índia
National Centre for Seismology (NCS)
A imagem a seguir, do Data History Museum, foi elaborada com dados do USGS. O museu afirma se referir ao tremor inicial de magnitude 5,2 a 28 km a nordeste de Jalālābād, às 00h07 UTC (21h07 do dia 31 de agosto no horário de Brasília).
Mapa de alertas sísmicos divulgado pela DHM Alerts, mostrando as áreas mais impactadas pelo terremoto de magnitude 6,0 no leste do Afeganistão e os níveis de risco associados.
DHM Alerts
Por fim, o Centro Sismológico Euro-Mediterrânico (EMSC) compartilhou o seguinte mapa (abaixo) na rede social X, antigo Twitter.
A legenda diz: “Informações preliminares: um terremoto de magnitude 4,7 ocorreu a 30 km a leste de Jalālābād (Afeganistão), por volta das 00h08 (hora local, o que corresponde a 16h38 em 31 de agosto em Brasília), há 19 minutos”.
Mapa do Centro Sismológico Euro-Mediterrânico
@LastQuake/Twitter
O serviço americano USGS também compartilhou em seu site uma série de mapas interativos do tremor no Afeganistão. Você pode conferi-los através deste link.