Columbus, Ohio
Hora local: 12:53
Temperatura: 17.6°C
Probabilidade de chuva: 0%

Tem Android antigo? 7 ajustes que vão fazer seu celular parecer novo


Celulares Android mais antigos podem apresentar lentidão, consumo excessivo de bateria e falta de espaço com o passar do tempo. No entanto, algumas configurações simples ajudam a recuperar parte do desempenho original do aparelho, sem a necessidade de instalar apps de terceiros ou realizar procedimentos complexos. Ajustes como a ativação da bateria adaptável, a limpeza do cache dos aplicativos e a exclusão de arquivos antigos da pasta de downloads são medidas eficazes para otimizar o uso diário e prolongar a vida útil do dispositivo. Nas linhas a seguir, veja como deixar seu Android antigo como “novo”.
🔎 O que fazer quando o Android está lento? 5 truques que podem resolver
📲 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Nas linhas abaixo, veja alguns ajustes que você pode aplicar no seu Android para melhorar o funcionamento do celular, deixando-o como “novo”
Mariana Saguias/TechTudo
📝 Como liberar espaço no celular Android? Veja no fórum do TechTudo
1. Use bateria adaptável e otimização
Dispositivos Android mais antigos costumam apresentar queda no desempenho da bateria com o tempo. Para contornar esse problema, é possível ativar a função “Bateria adaptável”, que identifica os aplicativos utilizados com menor frequência e reduz o consumo de energia por parte deles. Além disso, o sistema permite configurar a otimização de bateria para plataformas específicas, contribuindo para prolongar a autonomia do celular ao longo do dia. Esses ajustes estão disponíveis nas configurações e pode fazer uma diferença significativa no dia a dia.
Para usar a bateria adaptável, acesse “Configurações”, “Bateria” e “Bateria Adaptável”. Ative a opção “Bateria adaptável”, caso ela esteja desativada. A otimização, por sua vez, é realizada em apps específicos e pode ser feita da seguinte maneira: abra “Configurações”, “Apps” e “Mostrar todos os apps”. Selecione uma das plataformas e toque em “Uso da bateria pelo app”. Aperte “Permitir o uso em segundo plano” e “Otimizado”.
A bateria adaptável identifica os apps utilizados com menor frequência e reduz o consumo de energia por parte deles
Reprodução/Mariana Tralback
2. Mantenha o telefone sempre atualizado
Mesmo que o celular antigo já não receba grandes atualizações do sistema, as atualizações de segurança e de apps seguem tendo extrema importância. Elas corrigem falhas (mantendo o telefone seguro), melhoram o desempenho e até liberam funções novas. Por isso, vale conferir se as atualizações do sistema e dos aplicativos instalados estão em dia, visto que um telefone atualizado é mais rápido, mais seguro e mais estável, apresentando menos travamentos. Para isso, abra “Configurações”, “Sistema” e “Atualização de software”. Se um update estiver disponível, ele será mostrado na tela.
Para ver os aplicativos com atualizações disponíveis, por sua vez, abra a Google Play Store e toque no ícone do perfil, na parte superior direita da tela. Selecione “Gerenciar apps e dispositivos” e, em “Atualizações disponíveis”, vá para “Ver detalhes”. Toque em “Atualizar” ao lado das plataformas desejadas — você também pode atualizar todos os apps ao mesmo tempo, tocando em “Atualizar tudo”.
Atualizar o telefone com frequência o deixa mais rápido, mais seguro e mais estável
Reprodução/Mariana Tralback
3. Excluir downloads antigos
A pasta de downloads tende a acumular arquivos desnecessários com o tempo, como documentos antigos, imagens duplicadas, arquivos em PDF e outros itens temporários. Esse acúmulo ocupa espaço de armazenamento de forma desnecessária e pode impactar no desempenho do sistema. Utilizando o aplicativo “Files” do Google, é possível localizar e excluir esses conteúdos com segurança, liberando memória interna e contribuindo para um funcionamento mais fluido. Você também pode acessar seu aplicativo de armazenamento de fotos e vídeos, como o Google Fotos, e fazer uma limpeza nos registros que já não fazem mais sentido.
No “Files”, é possível definir o tipo de arquivo a ser removido, como arquivos duplicados, capturas de tela, arquivos grandes, memes, entre outras categorias. Para isso, abra o Files e toque no ícone de menu sanduíche; selecione “Liberar espaço” e escolha um dos cards para analisar os arquivos e fazer a remoção. No Google Fotos, por sua vez, toque em uma foto ou vídeo e selecione “Excluir”, na parte inferior da tela. Confirme em “Apagar”. Depois, toque em “Álbuns”, “Lixeira” e toque no ícone de três pontos para esvaziar a lixeira. Vale destacar que as mídias serão deletadas definitivamente do telefone.
Acúmulo de downloads ocupa espaço de armazenamento de forma desnecessária e pode impactar no desempenho do sistema
Reprodução/Mariana Tralback
4. Remover aplicativos antigos
Aplicativos que não são mais utilizados continuam ocupando espaço de armazenamento e, em alguns casos, consomem dados ou recursos em segundo plano. Identificar e desinstalar esses apps é uma maneira eficaz de liberar memória interna e melhorar o desempenho geral do celular. Para isso, basta acessar a lista de aplicativos instalados e verificar quais deles você não abre há bastante tempo. O procedimento pode ser feito em “Configurações”, “Aplicativos” e “Ver todos” — é possível até mesmo reorganizar a lista para entender qual plataforma está ocupando mais espaço.
Apagar aplicativos “esquecidos” pode contribuir para que o celular funcione com mais fluidez
Reprodução/Mariana Tralback
5. Restringir atividade em segundo plano
Muitos aplicativos continuam executando tarefas mesmo após serem fechados, como sincronização de dados, envio de notificações ou atualização de conteúdo. Essas ações em segundo plano consomem bateria e recursos do sistema, o que pode prejudicar o desempenho de aparelhos mais antigos. O Android permite restringir esse comportamento individualmente em “Configurações”, e “Bateria”. Depois, toque em “Os apps estão sendo executados normalmente” — caso estejam consumindo mais energia que o necessário, o telefone sinalizará o problema e apresentará a solução.
Impedir que apps continuem funcionando em segundo plano torna o uso do telefone mais fluido
Reprodução/Mariana Tralback
6. Otimize a RAM do seu celular
O uso excessivo da memória RAM pode deixar o celular lento e causar travamentos. Em dispositivos mais antigos, isso é ainda mais evidente. Algumas medidas simples ajudam a evitar esse problema: manter poucos aplicativos abertos simultaneamente, reduzir o número de widgets na tela inicial e não usar papéis de parede animados nem diversas telas iniciais. Alguns fabricantes também oferecem ferramentas nativas de otimização de memória, que encerram processos desnecessários em segundo plano e liberam RAM automaticamente. Apesar do telefone ficar “menos divertido”, o desempenho do telefone ficará muito melhor.
7. Limpe o cache dos aplicativos
Com o tempo, os aplicativos armazenam dados temporários — conhecidos como cache — para carregar informações de forma mais ágil. No entanto, esse armazenamento pode se tornar excessivo e comprometer o desempenho do aparelho. A limpeza periódica do cache ajuda a liberar espaço e resolver possíveis falhas de carregamento. Para isso, acesse “Configurações”, “Aplicativos”, “Ver todos”, selecione os apps desejados e toque em “Limpar cache”. Vale destacar que o procedimento não apaga dados pessoais e pode ser feito com segurança sempre que necessário. Outro ponto é que, após a limpeza, o carregamento de alguns apps pode ficar um pouco mais lento, mas somente no primeiro acesso.
Aplicativos armazenam dados temporários, conhecidos como cache, e fazer a limpeza regular pode melhorar o desempenho do aparelho
Reprodução/Mariana Tralback
Com informações How To Geek e Ajuda do Smartphone Pixel
Mais do TechTudo
Veja também: 4 truques INFALÍVEIS para economizar bateria do celular!
4 truques INFALÍVEIS para economizar bateria do celular!