Por que celulares estão ficando mais caros?
Os preços dos celulares têm aumentado nos últimos anos, e isso não se deve apenas à flutuação do dólar. De acordo com especialistas, os motivos são variados e incluem o aumento no custo de produção, mudanças na dinâmica global da indústria e a carga tributária no Brasil.
Um dos principais fatores que contribuem para o aumento dos preços é a “Bill of Materials” (BoM), ou Fatura de Materiais, que representa o custo de todos os componentes físicos de um celular, como processador, tela, memória e bateria. Nos últimos anos, esse custo base passou a subir de forma consistente devido a tensões geopolíticas, inflação global e gargalos na cadeia de semicondutores.
Quais são os principais motivos do aumento dos preços?
- Aumento no custo de produção devido a tensões geopolíticas e inflação global
- Mudanças na dinâmica global da indústria, incluindo a demanda por tecnologias avançadas como conectividade 5G e inteligência artificial
- Alta carga tributária no Brasil, que pode representar mais da metade do valor pago pelo consumidor
- Aumento nos custos operacionais, incluindo armazenamento, transporte, marketing, distribuição e suporte técnico
Além disso, a produção de memória e chips tem sido afetada por mudanças na prioridade das fabricantes, que direcionam capacidade para soluções mais lucrativas voltadas a servidores e inteligência artificial. Isso reduz a oferta de componentes tradicionais e encarece dispositivos eletrônicos, incluindo o iPhone e outros smartphones.
Os especialistas concordam que a pressão de custos deve continuar no curto prazo, e que os preços dos celulares continuarão pressionados sem sinais claros de queda no curto prazo.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link