Apple Testa Câmera de 200 MP para o iPhone
A Apple está em fase de avaliação e testes de um sensor de câmera com resolução de 200 MP para o iPhone, de acordo com nova publicação do vazador Digital Chat Station. Esse componente poderá chegar em um modelo futuro, embora não seja esperado para a próxima geração.
De acordo com as informações publicadas, o sensor seria destinado para a câmera principal traseira, em vez da telefoto de alta resolução adotada por algumas rivais chinesas. O sensor em análise para o iPhone seria o Sony LYTIA-901, com amplas dimensões de 1/1,12 polegada e pixels de 0,7µm.
O componente ainda utiliza a tecnologia Quad-Quad Bayer Coding (QQBC), uma matriz avançada de pixels com quatro blocos 2×2 adjacentes da mesma cor, em um sistema que visa assegurar a entrega de imagens com alta resolução e precisão de tons.
- A tecnologia de câmera de 200 MP pode chegar apenas no iPhone 19 Pro.
- A Apple não deve adotar a tecnologia no lançamento imediato, com estreia oficial prevista para 2027.
- Existe a possibilidade de o componente nunca chegar ao público geral, caso os testes de qualidade e viabilidade não alcancem resultados bons o suficiente.
De qualquer forma, a movimentação da Apple pode ser interpretada como uma reação a rivais como a Samsung e a Xiaomi, que já têm sensores de 200 MP em seus celulares. Nos últimos anos, a Apple tem priorizado a fotografia computacional e melhorias de software em detrimento do aumento drástico na resolução dos sensores.
Para referência, o iPhone 17 Pro Max utiliza uma configuração de câmera tripla de 48 MP. A Apple está trabalhando para melhorar a qualidade das câmeras dos seus dispositivos, e a tecnologia de 200 MP pode ser um grande salto para a empresa.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link