bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 07:43
Temperatura: 10.8°C
Probabilidade de chuva: 0%

Santa Casa de Porto Alegre registra melhor início de ano em transplantes de órgãos

Santa Casa de Porto Alegre Registra Melhor Início de Ano em Transplantes de Órgãos

A Santa Casa de Porto Alegre começou o ano de 2026 com um resultado histórico na área de transplantes de órgãos. Em janeiro, foram realizados 59 procedimentos do tipo, incluindo coração, fígado, rim e pulmão, o que representa o melhor início de ano já registrado na história da instituição.

Esse resultado supera o recorde anterior da série histórica, registrado em julho de 2024, quando foram realizados 57 transplantes de órgãos. O novo marco consolida janeiro de 2026 como o mês de maior volume desse tipo de procedimento na última década (2017-2026), período com registros mensais consolidados da instituição.

O volume alcançado logo no início de 2026 também representa recomeço e esperança para pacientes que aguardam em lista de espera por um órgão. Cada transplante realizado depende do consentimento das famílias doadoras e de uma complexa articulação assistencial. Segundo o diretor Médico e de Ensino e Pesquisa da Santa Casa, Antonio Kalil, “os números evidenciam não apenas a capacidade assistencial da instituição, mas sobretudo a importância da doação de órgãos, um gesto de solidariedade que possibilita qualidade de vida e centenas de novos recomeços para pacientes e suas famílias”.

Os números do mês incluem:

  • Três transplantes de coração, consolidando o trabalho da equipe nesse tipo de procedimento de alta complexidade.
  • 42 transplantes renais, que concentra a maior demanda de pacientes em lista do Rio Grande do Sul entre os órgãos sólidos.
  • 11 transplantes de fígado.
  • Três transplantes de pulmão.

A relevância da Santa Casa no cenário estadual também se reflete nos dados consolidados de 2025. Dos 773 transplantes de órgãos realizados no Rio Grande do Sul, 469 ocorreram na instituição, o que representa mais de 60% de todos os procedimentos realizados no Estado, reforçando o papel da Santa Casa como referência em transplantes.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link